Prezado Professor, tenho dúvida em relação a influência de uma peça quando esta em defesa de ataque direto ao rei. Tentarei ser claro, mas não sei se conseguirei. O rei br protegido por um bispo br de ataque direto de uma torre pt, o bispo br, portanto, encontra-se engessado. O rei pt sofre cheque por uma torre br em casa vizinha mas " defendido", supostamente, pelo bispo br engessado. Poderia o rei pt capturar a torre br, já que a mesma não possui outra peça em sua defesa, além do bispo engessado ? Desde já agradeço pela atenção. Grande abraço. Marcelo
O rei preto não pode capturar a torre branca mesmo ela estando defendida pelo bispo engessado( cravado), pois o rei preto se colocaria na linha de movimento de uma peça adversária, ou seja, sob ataque dela. Essa captura é um lance ilegal mesmo que o bispo branco protetor da torre esteja cravado. A máxima é: não colocar o próprio rei sob ataque em nenhuma circunstância.
Bom dia qualquer peça pode capturar a outra se for um lance legal, por exemplo um xeque lateral dessa torre poderia ser capturada pelo rei caso essa torre não tivesse sendo defendida por outra peça ou até mesmo pelo bispo caso ele não esteja cravado, se o rei após essa captura não ficar em xeque é um lance legal, sendo assim válido, resumindo qualquer lance que vc não coloque seu rei em xeque é válido . Lance ilegal é quando jogamos um lance e com esse lance colocamos nosso rei em xeque
Um exemplo da posição citada pode ser dado com a seguinte composição: rei branco em g1, bispo branco em f1, torre branca em e2; torre preta em c1, rei preto em e3. O último lance das brancas foi Te2+, colocando o rei preto em xeque. O rei preto NÃO pode capturar a torre branca nessa circunstância, já que, ao fazê-lo, ele estaria se colocando em xeque, afinal o bispo branco em f1 controla essa casa e2. Ainda que o bispo, por estar cravado ao rei, não possa se mover de forma alguma, ele ainda controla e2. Em outras palavras, o bispo está cravado, mas não está morto, já que ainda exerce influência em outras casas do tabuleiro. Como não se pode mover o próprio rei na direção de um xeque, o lance Rxe2 seria, portanto, fora das regras. O rei teria que sair do xeque, por exemplo, para f3, não podendo capturar a torre na posição dada. Espero ter ajudado.
Marcelo, bom dia. Tudo bem?
Me chama no WhatsApp + 55 11 9 5782-3884 para te ajudar com essa dúvida, por favor?
Olá, Marcelo! Nessa situação, o rei não pode capturar a torre, tendo em vista que entrará em xeque. Assim, caso houvesse a captura, o rei se colocaria em xeque, sendo um lance ilegal.
O TERMO CORRETO É CRAVADO OU PREGADO. NUNCA LI ENGESSADO EM LUGAR NENHUM. E A RESPOSTA É NÃO: O REI TOMANDO UMA PEÇA ADVERSÁRIA PROTEGIDA, ESTARIA SE COLOCANDO EM XEQUE(MESMO SENDO PEÇA CRAVADA OU PREGADA) E ISTO, POR DEFINIÇÃO, SERIA LANCE ILEGAL.