Como se preparar para o ENEM em 3 meses?

Nessa reta final, a preparação para prova consiste em focar nos assuntos mais cobrados nos últimos 4 anos.

Coaching Coaching Educacional Vestibular Aconselhamento Adolescente Ensino Médio
Como se preparar para o ENEM em 3 meses?
Ayobami Fasoyin
em 06 de Agosto de 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das maiores provas para garantir seu lugar na universidade dos sonhos. O exame consiste em uma prova em que são cobradas quatro grandes áreas: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, além, é claro, da Redação em língua portuguesa. Cada área dessas possui 45 questões da prova, totalizando 180 questões ao todo. 

Agora, se você quer arrasar na prova do Enem e se tornar um calouro em 2019, aqui vão algumas dicas do que fazer nessa reta final.

  1. Foque nos assuntos mais cobrados nos últimos quatro anos.Nessa reta final, é super importante dar enfoque aos assusntos mais cobrados nos últimos quatro anos. Mas como eu voou saber o que foi cobrado nesses anos? Dê uma olhada nas provas e veja aqueles assuntos que apareceram mais. Por exemplo, na prova de Ciências da Natureza sempre vai aparecer questões de Mecânica, Ecologia, Eletrodinâmica,Química Orgânica, Biodiesel e Doenças. Então porque você está se dedicando tanto estudando Óptica sendo que é um assunto que cai muito poucoo?
  2. Faça provas antigas.Agora chegou a hora de você, futuro calouro, se dedicar a fazer provas antigas, principalmente se você nunca fez o Enem. Dessa forma, você vai conhecendo a maneira como são cobrados os assuntos na prova e ainda, acredite, você vai estar aprendendo bastante. Conselho da tia: Faça a prova do Enem de 2017, pois foi o ano em que houve mudança de banca.
  3. Faça simulados online.Esses simluados ajudam a ver como anda o seu progresso. Como tem muita gente que não tem dinheiro para fazer cursinho presencial e estuda em casa mesmo, eu super recomento essa modalidade de simulado.
  4. Intensivão de Redação.A Redação é decisiva para você ter um bom desempenho na prova. Um desempenho melhor na Redação pode te deixar mais perto ainda do seu sonho de entrar na universidade. Existem algumas plataformas online, como a Imaginie, que corrigem as redações de acordo com o modelo Enem. Então, se você não conhece ninguém que possa corrigir suas redações, vale a pena investir numa plataforma online para isso. #partiu1000naredação
  5. Atualidades é tudo <3.Literalmente, Atualidades é tudo. Elas podem cair na prova do Enem, em qualquer área do conhecimento. E você ainda pode usá-las na redação. Olha que maravilhoso isso!! Então, se você é daqueles que odeia assistir jornal ou fica com ódio quando seu pai coloca na CBN em vez da Jovem Pan, comece a dar mais atenção a esses meios. Eles podem ser o caminho para sua aprovação, além de te manter informado sobre o mundo. Conselho da tia: você também pode ficar ligado nas notícias através das redes sociais. É só seguir as páginas de grandes plataformas de notícias ou até mesmo de jornais impressos importantes. #timelinedocalouro2019
  6. Se divirta.Afinal de contas, nem só de estudos vive o ser humano. Saia com seus amigos e vá se divertir. Estudar é importante, mas diversão também. 

 

 

 

Brasília / DF
Graduação: Engenharia Mecatrônica (UnB (Universidade de Brasília))
Meu nome é Ayobami, tenho 18 anos e terminei o ensino médio no final do ano passado. Estudo para fazer vestibular para Engenharia Mecânica, mas conseguir aprovação para cursar Engenharia Mecatrônica na Universidade de Brasília, a partir de agosto. Tenho certa facilidade com matérias ligadas a área das exatas, como física, química e matemática. Meu objetivo principal é auxiliar o aluno na superação de suas dificuldades e mostrar as exatas de forma bem didática, para quebrar o paradigma de que as ...
Matemática para Ensino Fundamental, Reforço Escolar de Matemática, Resolução de Problemas de Matemática, Matemática para Enem, Matemática para Ensino Médio, Física para Ensino Fundamental, Física para Ensino Médio
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil