Cabala e cartão de crédito

Filosofia Problemas
Cabala e cartão de crédito
Cídio Lopes de Almeida
em 23 de Outubro de 2014

 

O títulos dos textos que escrevo tem certa ironia. Nesse caso muito ironia. Quero começar uma reflexão sobre a procura pela palavra cabala e mesmo pelo assunto em geral.

 

O que se nota é uma ideia equivocada de que a cabala, uma tradição de estudos, irá resolver seus problemas. Ainda na esteira dos "pré-conceitos", pensa-se que todo judeu seja rico por isso. Afinal, vaticinam os  curiosos, até a Madona "entrou na cabala".

 

Aliás, parece que ser judeu hoje no Brasil é ser chic, desconhecendo toda a história de perseguições dessa etnia ao longo dos tempos. Sem falar das recentes ondas de manifestações antissemita que se tem verificado eclodir na Europa de hoje.

 

Trata-se de um tipo de saber e ele está longe do cartão de crédito ou de qualquer lição do tipo "o maior vendedor do mundo". Uma sabedoria que recebeu influências das várias culturas por onde viveram os judeus, notadamente começando por Narbone, sul da França, mas também em Toledo e Cordoba na Espanha.

 

Depois, junto com os judeus sempre expulsos por algum governo local, esse saber foi para Itália e todo o Leste da Europa.

 

Nesse percurso elementos da Filosofia, sobretudo de pensadores ditos pitagóricos, foram absorvido no interior da tradição de leitura e interpretação  da Torah e, consequentemente, na produção das reflexões sobre o que hoje se chama de "Qabalah".

 

Enquanto sabedoria filosófica vale estudar. Enquanto manual de economia será uma frustração. 

São Paulo / SP

2 avaliações
Graduação: Teologia (Faculdade Vicentina )
Mestre em Filosofia, com destacada carreira na área educacional, atuando como Professor das áreas de Filosofia e Ensino Religioso para a Educação Básica e Ensino Superior. Na Educação Básica, desenvolve aulas expositivas, utilizando recursos visuais que facilitem a assimilação do conteúdo, como: desenhos, esquemas, características, arquitetura e cores que remetem ao momento histórico estudado, traçando linhas cronológicas a fim de auxiliar a organização das ideias explanadas. Estimula a parti ...
Filosofia - Filosofia Ensino Superior, Cultura Religiosa (Judaico-Cristã), Teologia Católica, Catecismo
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 75 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil