Faço prova de filosofia

uma observação crítica

Filosofia Curso Superior
Faço prova de filosofia
Cídio L.
em 22 de Maio de 2019

O título do texto é para tratar de um assunto recorrente, mas já respondo que não faço provas, testes, exercícios, t.c.c. entre outros. Sou professor e organizo aulas em torno de temas que fazem parte do conteúdo programático de filosofia nas mais variadas graduações. Tenho metodologia e compromisso capazes de lhe ajudar em não só compreender os conteúdos de filosofia, mas, sobretudo, irão lhe apresentar esse conteúdo de modo totalmente articulado com a sua vida profissional. E posso assegurar que filosofia se relaciona com qualquer engenharia, direito, administração de empresas, marketing, comunicação, física, educação física, teologia, etc.

Tem sido recorrente essa procura por "fazer prova", por isso o presete breve texto. Como habitualmente respondo, tenho dois problemas diante desses pedidos. O primeiro, o qual julgo mais relevante, é o de natureza ética. Fazer o trabalho que deveria ser feito por você é a clássica tentativa de contornar os obstáculos da formação e, portanto, deixar aspectos formativos de lado. Segundo eleição do próprio aluno, é comum ele “achar” que algumas coisas são mais importantes e outras não. Creio que Filosofia como matéria no currículo de cursos ditos “aplicados” tem ocupado esse lugar. A pergunta importante que devemos fazer, como professores ou mesmo colegas de curso, será quais as consequências de um profissional que eticamente acomoda não se formar, frente a um obstáculo. Além de faltar formação, pois parece que não saber não o instiga a saber, o que ele será capaz de “improvisar”? Compactuar com isso é endossar e aplaudir indivíduos que são capazes de se contentarem com o falso, com a mentira. E depois não vale reclamar desse “paisinho” chamado Brasil. Repetir os lugares rasos da vida pública; as opiniões frágeis nos vários âmbitos da existência humana em sociedade. Se no momento de formação pactuarmos com o ilícito já nos processos pedagógicos. O segundo problema, não menos importante, consiste que toda faculdade tem nas suas regras acadêmicas penalidades para quem “colar” na prova. Em todas, ao menos formalmente, a ideia é que o aluno precisa saber, apreender a informação e ser capaz de reproduzir a mesma em exercícios, textos, etc. Portanto, a todos e todas que nos procuram e virão a procurar, estamos sempre disponível a lhe atender como professor capaz de lhe ofertar uma excelente interação com os conteúdos de filosofia.

2 avaliações
São Paulo / SP
Graduação: Teologia (Faculdade Vicentina )
Filosofia - Filosofia Ensino Superior
Mestre em Filosofia, com destacada carreira na área educacional, atuando como Professor das áreas de Filosofia e Ensino Religioso para a Educação Básica e Ensino Superior. Na Educação Básica, desenvolve aulas expositivas, utilizando recursos visuais que facilitem a assimilação do conteúdo, como: de ...
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 75 / aula
Conversar Whatsapp do professor Cídio L. Whatsapp do professor Cídio L. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil