Minha experiência com música começa nas aulas do currículo escolar, se estende para três anos intensos no curso técnico em flauta transversal do Colégio Pedro II e mais três anos de bacharelado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), ainda em andamento; abrange também a participação em diversos festivais de música e minicursos de flauta e educação musical, além de uma coluna permanente na nova revista Pattápio, da Associação Brasileira de Flautistas. No magistério, acumulo experiências como professor autônomo de música e de inglês. Além da flauta transversal moderna, es…
Minha experiência com música começa nas aulas do currículo escolar, se estende para três anos intensos no curso técnico em flauta transversal do Colégio Pedro II e mais três anos de bacharelado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), ainda em andamento; abrange também a participação em diversos festivais de música e minicursos de flauta e educação musical, além de uma coluna permanente na nova revista Pattápio, da Associação Brasileira de Flautistas. No magistério, acumulo experiências como professor autônomo de música e de inglês. Além da flauta transversal moderna, estudo traverso barroco e sou membro da Orquestra Barroca da Unirio.
Fui executante em aulas de flauta transversal com: Ana Paula Cruz (Colégio Pedro II); Cristina Kreutzfeld (Colégio Pedro II); Sérgio Azra Barrenechea (Unirio); Laura Rónai (Unirio); Celso Woltzenlogel (UFRJ); Diana Baroni (Argentina); Rachel Brown (Royal College of Music - Inglaterra); Hélder Teixeira (Orquestra Sinfônica Nacional - UFF); Sammy Fuks (Orquestra Petrobrás Sinfônica); Alexis Kossenko (França). E ouvinte em aulas com: Eduardo Monteiro (UFRJ); Cláudia Nascimento (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo); Ricardo Kanji (Conservatório Real de Haia - Holanda).
Conteúdo
Teoria musical apresentada sob 4 aspectos, trabalhados de maneira sequenciada (em forma de curso), ou de maneira personalizada (preparação para concurso, teoria para aplicação na prática instrumental e/ou composicional, etc):
- Elementos constitutivos do som;
- Vocabulário e conceitos elementares da música (microestrutura musical);
- Notação e leitura musical por solfejo (ritmo, melodia:divisão musical);
- Conceitos e relações tonais (macroestrutura musical - Harmonia)
Obs.: Tópicos não abordados nos aspectos do curso, como certos aprofundamentos em fraseologia, formas e história, são inseridos conforme as necessidades do aluno.
Planejamento
As aulas são ministradas seguindo um plano mensal, personalizado para o aluno ou para o grupo, que ajuda a estabelecer uma direção para o curso.
Além do plano mensal, cada encontro é organizado por um plano de aula.
As aulas são divididas em aulas de conteúdo e aulas de exercício.
A primeira aula é inteiramente gratuita, e livre da taxa de deslocamento.
No momento, não atendo alunos na minha casa, mas atendo a domicílio em toda a cidade do Rio de Janeiro. Há ainda a opção de aulas online.