Sou licenciado em Filosofia pela UFC, com distinção acadêmica magna cum laude e certificado em inglês pelo IMPARH (Instituto Municipal de Pesquisa Administração e Recursos Humanos) de Fortaleza/Ce.
Sobre minha metodologia de ensino:
Trabalho com método e conteúdo programático personalizado em conformidade com os objetivos e necessidades do aluno. Parto do princípio de que a aprendizagem deve ser significativa e que o aluno não é um mero repositório de informações e conceitos a serem inseridos pelo professor. Conceitos são construídos pelo aluno através de sua capacidade cognitiva, por assi…
Sou licenciado em Filosofia pela UFC, com distinção acadêmica magna cum laude e certificado em inglês pelo IMPARH (Instituto Municipal de Pesquisa Administração e Recursos Humanos) de Fortaleza/Ce.
Sobre minha metodologia de ensino:
Trabalho com método e conteúdo programático personalizado em conformidade com os objetivos e necessidades do aluno. Parto do princípio de que a aprendizagem deve ser significativa e que o aluno não é um mero repositório de informações e conceitos a serem inseridos pelo professor. Conceitos são construídos pelo aluno através de sua capacidade cognitiva, por assimilação e internalização, a partir de relações que levam necessariamente em consideração seu conhecimento prévio, transformando-o; sendo assim, uma aprendizagem significativa é internalizada, ao passo que uma aprendizagem mecânica, construída muitas vezes de forma dogmática e decorativa, é externalizada e por conta disso, de fácil esquecimento e apenas aplicada a casos muito específicos, como por exemplo: tirar uma boa nota numa prova bimestral. Em geral, parto de conceitos e habilidades mais simples, seguindo para os mais complexos a serem construídas pelo aluno. Especificamente em Filosofia, procuro intercalar um ensino prático e teórico, focando também em habilidades intelectuais necessárias, bem como a construção do caráter intelectual necessário para o sucesso do estudante na universidade e na vida profissional. Como instrumento metodológico, procuro ensinar o aluno a fazer mapas conceituais (não são mapas mentais!) - indispensáveis para uma aprendizagem significativa - bem como elaborar boas notas de aula, elaborar dissertações argumentativas ou explicativas, fazer leituras críticas etc. O interesse, o propósito e o forte engajamento do aluno, bem como a coragem para encarar desafios são fundamentais nessa concepção de aprendizagem.
Quanto ao ensino de língua inglesa, meu método é adaptado a partir dos objetivos e níveis dos alunos, podendo focar na fluência oral e escrita, ou seja, um foco maior no uso da língua, ou em habilidades passivas, como leitura, escuta etc. Pode-se também abranger outras capacidades, dependendo dos objetivos do aluno, tais como redução de sotaque, gramática, aquisição de vocabulário etc. É de extrema importância o engajamento e a dedicação do aluno para o sucesso do processo de aprendizagem.
Quanto ao ensino de redação, especificamente voltado para o texto dissertativo-argumentativo, cobrado no exame nacional do ensino médio (ENEM), procuro focar no desenvolvimento da capacidade argumentativa a partir do estudo da lógica informal (argumentação oral e escrita), lógica formal (conceitos elementares), aspectos gramaticais imprescindíveis para a boa redação, coesão e coerência na escrita e o estilo adequado, a partir de exercícios práticos, correção e acompanhamento. A lógica informal é o diferencial que vem como o objetivo dar uma maior capacidade analítica e desenvolver o pensamento crítico, possibilitando ao aluno a capacidade avaliar argumentos, bem como de produzir bons argumentos.
Ofereço minha primeira aula gratuitamente para que o aluno possa avaliar minha metodologia. Caso queira continuar o aprendizado, estarei disponível.
+ Ler mais