Dicas para conseguir mais alunos no Profes


  1. Peça recomendações aos seus alunos (e aos pais deles) e colegas

    Nós usamos esta métrica como principal índice para ranquear os perfis dos professores na busca. Quanto mais recomendado (quantidade) e quanto mais bem recomendado (qualidade) um professor for, mais à frente irá aparecer na busca para as matérias que leciona. Além disso, quanto mais informativo for o texto das recomendações, melhor será para o aluno que decide contatá-lo. Os pais, por exemplo, costumam escolher o professor para seu filho pelos resultados que este conquistou com outros alunos e será relevante para ele se isso aparecer de alguma forma na recomendação. Em outras palavras, é esperado que este texto tenha observações sobre a didática, a pontualidade, o comprometimento ou qualquer informação que ajude uma pessoa que esteja conhecendo pela primeira vez o seu trabalho.

  2. Preencha o "Sobre mim"

    Apesar de não ser um campo obrigatório, recomendamos fortemente o seu preenchimento. Esta é uma oportunidade para mostrar as suas realizações como professor, por que gosta de ensinar, escrever um pouco sobre a sua didática e interesses na área. Se participa ou participou na faculdade de atividades relacionadas, se obteve algum destaque como aluno (primeiras posições no vestibular, por exemplo) ou como professor (ajudou alunos a passar numa universidade pública), estes são temas que dão destaque ao seu trabalho.

  3. Adicione sua formação

    Uma formação (graduação, mestrado ou doutorado) passa credibilidade, mostra que você recebeu uma capacitação e domina o conteúdo que leciona. Neste campo você pode também adicionar cursos de especialização ou alguma experiência de estudo no exterior (caso tenha feito).

  4. Seja um especialista

    Apesar de ser possível inserir várias matérias no perfil, se elas forem de categorias muito distintas como "matemática, geografia, biologia, música e russo", para considerar um caso extremo, este professor pode não ser considerado para resolver problemas em nenhuma destas matérias pois passa a impressão de que o conhecimento que detém seja demasiadamente genérico. Sobre isso, observamos que as pessoas tem usado o campo de especialidade para determinar o público ("para Ensino Médio"), um assunto em particular ("funcões de Segundo Grau") ou um propósito ("para Concursos"), todos estes exemplos considerando a categoria de matemática.


Boas práticas

Sempre responda ao contato dos alunos, ainda que você não possa ajudá-los. Além de ser uma atitude profissional, isso mostra que você é uma pessoa atenciosa e o aluno vai lembrar disso da próxima vez que precisar de ajuda.

Adicione uma imagem de capa (a foto do topo do perfil) que tenha relação com sua matéria principal. Isso ajuda o aluno a captar rapidamente qual a área que você mais domina.

Use os campos apropriados para cada finalidade. Por exemplo, evite deixar dados de contato na imagem de capa e no "sobre mim". Não se preocupe, o contato entre professor e aluno é garantido e o site avisa quando alguém te enviar uma mensagem.

Evite fotos de perfil com logotipos, figuras e desenhos. Prefira fotos em que apareça nitidamente o seu rosto.


E agora, gostaria de por em prática todas estas dicas? Então comece editanto o seu perfil.

Editar perfil  »

Ainda não possui uma conta de professor? Crie uma agora mesmo e ponha todas estas dicas em prática.

Criar conta de professor  »

Como Funciona o Profes?

No Profes você encontra aulas particulares de qualquer matéria, contando com milhares de professores particulares.