Dança do ventre
Por: Jacquelyne O.
21 de Janeiro de 2020

Dança do ventre

DANÇA DO VENTRE: UMA REINTERPRETAÇÃO HISTÓRICA E SUAS CARACTERÍSTICAS ATUAIS resumo

Teoria da Dança Aulas Teóricas

DANÇA DO VENTRE: UMA REINTERPRETAÇÃO HISTÓRICA E SUAS

CARACTERÍSTICAS ATUAIS

 

BREVE HISTÓRICO DA DANÇA DO VENTRE

A literatura histórica sobre dança do ventre é escassa e duvidosa, e os poucos autores que se arriscaram a escrever sobre o assunto concordam. “Não há evidências concretas para fechar a questão sobre quando e onde esta dança começou e as mudanças pelas quais passou. Esta dança faz parte de uma tradição cultural, transmitida por gerações, e não documentada”

(LEITE, 2002, p. 27).

 “Encontrar alguma referência bibliográfica segura sobre as origens da dança do ventre é tarefa impossível” (LEITE, 2002, p. 27) e “a bibliografia disponível é

escassa” (LA REGINA, 1998, p. 11). “Não há registros concretos que provem com exatidão e clareza, a origem da dança do ventre” (FAIRUZA e YASMIN, s. d., p. 13). RONDINELLI (2002) concorda que “talvez pela origem remota da dança do ventre, inexistam elementos consistentes para a reconstituição de sua história. Ou, pode ser que profissionais habilitados para tal reconstituição – historiadores - ainda não tenham se interessado por ela” (p. 68).

LEITE (2002) encontra explicação para este fato alegando que, tratando-se a dança do ventre de uma tradição cultural, ela raramente foi objeto de estudo em âmbito acadêmico, o que afastou as possibilidades de um aprofundamento científico sobre suas origens históricas. Mas, contrapondo a opinião de que a dança do ventre é pouco documentada e registrada, LA REGINA (1998) diz que “são bem numerosos os documentos iconográficos sobre a dança no Egito; mas sua dispersão pelos monumentos, museus e a má classificação são um grande obstáculo à compreensão da orquéstica egípcia” (p. 17).

Apesar da falta de evidências, alguns autores (FAIRUZA e YASMIN, s.d.; FERRARI, 1993; LYZ, 1999; MOHAMED, 1998; MORAES, 1996) acreditam na origem egípcia desta dança.

FAIRUZA e YASMIN (s.d.) dizem que: “As sacerdotisas egípcias costumavam usar movimentos ondulatórios e batidas do ventre e do quadril para reverenciar deuses como Ísis, Osíris, Hathor. Além disso, acredita-se que estes movimentos estavam associados à fertilidade, sendo praticados em rituais e cultos em templos, homenageando a Grande Mãe pelo seu poder de dar e manter a vida” (p. 15).

FERRARI (1993) também afirma que a dança do ventre surgiu no Antigo Egito.

Segundo ela nesta época os egípcios acreditavam que uma grande Deusa (chamada Deusa- Mãe) protegia a Terra, sendo responsável pelo Sol e pela Lua. Esta Deusa era reverenciada em rituais nos templos de Ísis por mulheres praticando a dança do ventre. Outro autor, MOHAMED (1998), acredita que a origem da dança oriental esteja mais precisamente localizada na época faraônica, quando a dança do ventre “era una actividad reconocida y prestigiosa para la mujer. Mediante la danza podia mostrar su belleza, expresar

sus sentimientos y entretener, además, a su marido” (p. 24).

Segundo ele, a dança do ventre surgiu nesta época, podendo ser reconhecida pelas pinturas em tumbas que chegam até nossos dias. Comenta ainda ele que “en el Antiguo Egito, la danza surgió de la religión, se crio entre los muros de los templos, de la mano de los sacerdotes, y creció em el Valle del Nilo” (p. 149). Para MORAES (1996) a dança do ventre originou-se no Egito Antigo como “uma dança ritualística praticada por altas sacerdotisas, sem apresentações em público” (MORAES, 1996, p. 4) e complementa que “as egípcias movimentavam o ventre para reverenciar a vida e Isis, a deusa da lua. O ventre era considerado o centro de energia do corpo feminino e exaltava

a fertilidade” (p. 4). E quando não se pode afirmar que a dança do ventre tenha surgido em apenas um pais ou região, acredita-se nela como uma dança que recebeu influências das mais diversas, de diferentes povos e culturas da antiguidade. EL HELWA (2001) diz que a dança do ventre “desenvolveu-se ao mesmo tempo no Egito, na Mesopotâmia e em regiões do Pacífico” (p. 11). Segundo ela “o objetivo da dança nasceu da necessidade de oferecer um ritual totalmente dedicado às deusas Isis (no Egito) e Ishtar e Inana (na Mesopotâmia) nos templos, durante as festas religiosas” (p. 11).

LYZ (1999) concorda dizendo que: “A dança do ventre não originou-se somente em um país ou em uma região. Recebeu as características dos costumes de cada país onde era praticada, dependendo dos deuses e deusas que as sacerdotisas consagravam ou cultuavam em seus rituais, sendo indispensável dizer, que esses cultos eram destinados à Deusa Mãe e à fertilidade” (p. 23).

Como é possível notar, apesar da pluralidade de informações dos autores quanto à localização geográfica do surgimento da dança do ventre, há basicamente um consenso entre eles ao caracterizarem a dança do ventre no passado como um ritual sagrado no qual as mulheres dançavam homenageando deusas, que segundo as crenças de sua época e de seu

povo, eram responsáveis pela fertilidade da mulher e da terra. Neste passado histórico supõe-se então que a dança do ventre possuísse caráter informal de aprendizagem e de realização. Não havia preocupações quanto à sua técnica. Era basicamente uma dança de caráter sagrado praticada somente por mulheres. [...] (p. 2-3)

Como citar este trabalho:

PEREIRA, M. L.; HUNGER, D. A. C. F.; SOUZA NETO, S. Dança do Ventre: uma

reinterpretação histórica e suas características atuais. In: Anais do X Congresso Nacional de

História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança, 2006, Curitiba/PR.

Mariana Lolato Pereira: marilp@terra.com.br

Dagmar Ap. C. F. Hunger: dag@fc.unesp.br

Samuel de Souza Neto: samuauro@claretianas.com.br

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil