Professor Particular

Professores particulares de todas as matérias para aula particular

O que é um professor particular?

O professor particular é o professor que ensina para um conjunto pequeno de alunos, em geral apenas um aluno. As aulas que esse professor dá são conhecidas como Aulas Particulares.

Se você é um professor, você pode criar sua conta gratuitamente.

O que é ser um bom professor particular?

Dar aulas particulares é uma das experiências mais gratificantes da vida, porém ela carrega enormes responsabilidades. Como qualquer outra profissão, é necessário estudo e prática. Só saber o conteúdo a ser ministrado não significa necessariamente que você é um bom professor. A aula particular personalizada, individualizada é uma das metodologias pedagógicas mais eficientes, qualquer aluno pode aprender muito mais com um excelente professor ao seu lado.

Para que as aulas particulares sejam eficientes, é essencial que se estabeleça uma empatia entre o professor e o aluno. Preparar-se para as aulas, organizar de antemão é só o começo. A experiência traz benefícios tangíveis. O sucesso do relacionamento entre professor e aluno pode acontecer rapidamente ou pode se estender por algumas aulas, quando ele acontece é que se demonstra as qualidades pedagógicas e interpessoais do professor.

O Profes apresenta as 5 qualidades de um excelente professor particular:

Flexibilidade: versatilidade, adaptabilidade, capacidade de mudança

Uma vez que não existe uma fórmula pré-determinada, a abordagem do professor deve depender da necessidade de cada aluno e das dificuldades que ele ou ela demonstra. Com a aula particular personalizada e individualizada, o professor deve se adaptar aos diversos casos. Ao longo das aulas, o professor terá que reavaliar os objetivos do aluno à medida que ele progride. Portanto, é importante não ter medo de criar um novo plano de ação que melhor se adapte a cada nova situação.

Motivação: estamina, energia, entusiasmo

Um aluno em dificuldades, principalmente se está em nível escolar como o do ensino fundamental ou ensino médio, quer aprender e precisa alcançar um objetivo que sozinho está além do seu alcance.

Nesses casos, por exemplo, motivação é fundamental. Demonstrar entusiasmo, ser positivo e utilizar técnicas motivacionais. Esses recursos certamente trarão um impacto positivo sobre um aluno que está desencorajado na escola, ou com notas ruins.

Empatia: acessibilidade, abertura, envolvimento

Entender a situação do aluno, suas necessidades acadêmicas e suas dificuldades, te ajudará a criar um relacionamento empático e, consequentemente, maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem.

Estar aberto a ouvir e perguntar do contexto escolar ou profissional permite adotar uma pedagogia mais eficiente. Um bom professor particular é curioso, flexível e adapta suas técnicas e metodologias para atender o aluno e ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Humildade: respeito, naturalidade, simplicidade

As vezes o professor quer ser o centro das atenções, o detentor da verdade absoluta e embora ele acredita que sabe tudo, às vezes alguns conceitos e assuntos não são de total conhecimento.

É normal que isto ocorra, é impossível saber de todo tipo de assunto, dúvida e particularidade. É desejável comunicar ao aluno, pais ou responsáveis, refletir se vale a pena continuar o relacionamento e tomar uma atitude correta de mudar, oferecendo ajuda a encontrar outras soluções. Às vezes a melhor solução é indicar para o aluno novos professores particulares.

Colaborativo: prestativo, agregador, que traz união

A colaboração entre professor e aluno é sempre benéfica para o sucesso do relacionamento e no alcance dos objetivos. Demonstrar saber e alcançar um objetivo conjuntamente é processo fundamental do processo de ensino-aprendizagem, onde o professor aprende com o aluno e o aluno com o professor.

Numa época em que as habilidades sócio emocionais como maturidade, autonomia, autoconfiança, sensibilidade, colaboração, empatia, comunicação, sociabilidade, são, cada vez mais, importantes para a vida que o conteúdo em si – que está disponível em todo lugar a todo momento – trazer estas características para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas particulares é somar no processo de evolução deste aluno.

Resumindo, para ser um bom professor particular, é preciso ter:

  • Flexibilidade: versatilidade, adaptabilidade, capacidade de mudança
  • Motivação: estamina, energia, entusiasmo
  • Empatia: acessibilidade, abertura, envolvimento
  • Humildade: respeito, naturalidade, simplicidade
  • Colaborativo: prestativo, agregador, que traz união

Se você quiser se tornar um professor no Profes, crie sua conta gratuitamente.