A estratégia de posicionamento
Administração
Curso superior
A Distância
Ensino Superior
“A estratégia de posicionamento e diferenciação da empresa deve mudar, uma vez que o produto, o mercado e os concorrentes mudam ao longo do ciclo de vida do produto (CVP)” (KOTLER; KELLER,2012, p. 330). O ciclo de vida de um produto é composto pela análise de diferentes etapas, ou seja, pela análise do momento em que o produto e/ou serviço se encontra no mercado, sendo vericadas as etapas de: (1) introdução, (2) desenvolvimento, (3) maturidade e (4) declínio. Em cada uma das etapas do ciclo de vida, a organização apresenta ações e posicionamentos diferenciados.Considerando as informações apresentadas e a partir dos conteúdos estudados no material, discuta como as organizações, seus produtos e/ou serviços se apresentam em cada uma das etapas do ciclo devida de um produto, abordando o preço, as ações de marketing, a forma de posicionamento etc.Referência: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.