Oi Clarisse!
Tudo bem com você?
Vou deixar abaixo algumas atividades que conheço.
Por favor, não esqueça de marcar esta resposta.
Abraço!
Atividades para Alfabetização inicial
Trabalhar nomes nas series iniciais.
- Crachás;
- Bingo do próprio nome;
- Exploração dos nomes: leitura, comparação, identificação de semelhanças e diferenças;
- Folha com todos os nomes para o aluno colorir, circular, recortar, colar, etc;
- Tesouros dos nomes;
- Dominó de nomes;
- Chamada no cartaz.
Apresentação do Alfabeto nas series iniciais:
- Apresentar as letras do alfabeto acompanhada com um sinal; (desenho)
- Montagem do alfabeto da turma, utilizando os nomes dos alunos e completando com palavras significativas de objetos ou animais conhecidos;
- Bingo de alfabeto
- Bingo de alfabeto
Trabalhando com frases:
- Destacar a palavra na frase;
- Trabalhar com a palavra destacada;
- Contagem do número de letras;
- Letra inicial e final;
- Recorte de gravuras;
- Montagem de palavras, tirando letras de revistas;
- Dividir a palavra em sílabas;
- Trabalhar foneticamente AS LETRAS alternando as vogais;
- Ditado oral e em sinais;
- Produção de texto com identificação de palavras;
- Música e poesias para destacar palavras;
- Dividir em sílabas;
- Destacar as sílabas
- Ditado, das palavras, de forma oral e em sinais;
Essas dicas são excelentes recursos que irão auxiliar no processo de alfabetização:
- Leia em Voz Alta para a criança diariamente. Do nascimento até os seis meses, ela provavelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas não se preocupe com isso. A ideia é que ela fique familiarizada com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.
- Para começar use Livros Ilustrados e sem textos ou com poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar para a criança coisas que mais tarde irá ajudá-la no desenvolvimento da leitura.
- Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem, isto é, que existem espaços entre as palavras, e que a escrita vai da esquerda para a direita.
- Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida com os personagens ou situações da trama, conforme a história vai se desenvolvendo. Aponte para as coisas no livro que ela seja capaz associar com o seu dia a dia. “Veja este desenho do avião. Você se lembra do avião que vimos outro dia?”
- Procure por Programas de Leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais existente na sua comunidade ou cidade e que são voltados para o desenvolvimento da leitura, poderão lhe dar a oportunidade de melhorar sua própria compreensão dos textos ou ensinar a forma correta de ler para as crianças. Amigos e parentes também poderão ler para as crianças, assim como pessoas voluntárias que estão disponíveis e gostam de fazer isso. Você poderá encontrá-las em alguns centros comunitários ou outras instituições.
- Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então comece a desenvolver o hábito de, ao brincar com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: “Vamos descobrir o que isto significa?”
- Providencie para que Materiais de Escrever, tais como, lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, blocos, cadernos, etc., estejam sempre disponíveis e à vista de todos.
- Procure assistir programas Educativos na TV, DVD ou Internet. Descubra programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.
- Visite com frequencia uma Biblioteca. Comece fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria enquanto seu filho ainda é bem pequeno. Se possível, cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que a criança tenha o próprio cartão personalizado com seu nome impresso, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.
- Leia você mesmo e deixe que ela o veja fazendo isso. Inevitavelmente, o que você faz servirá de exemplo para as crianças. (Fonte: http://www.sitededicas.com.br/artigo1at.htm).
O objetivo desta atividade é relacionar os significados das diferentes palavras com o mundo.
Material:
- Revistas velhas;
- Tesoura
- Cola;
- Papel cenário.
Participantes:
- Escrever no quadro negro ou em uma ficha uma palavra, por exemplo, ALEGRIA. Os alunos devem selecionar gravuras de coisas que proporcionam alegria às pessoas. Colar todas as gravuras em uma folha de papel cenário, discutir com os alunos o cartaz e solicitar às crianças que escrevam no caderno as coisas de que mais gostam.
Possibilidade:
- Integrar a leitura e a escrita de palavras com a leitura do mundo.
O objetivo desta Atividades para Alfabetização é estimular o espirito de grupo e a percepção auditiva e visual . Nomear e reconhecer as letras do alfabeto.
Material:
- Letras desenhadas em cartões (30x30cm).
- Fichas de palavras que iniciam as referidas letras.
Desenvolvimento:
- Em cartões de cartolina, escrever as letras do alfabeto, uma em cada cartão. Atar as letras em um barbante para pendurá-las no pescoço dos alunos.
- Colocar as fichas de palavras espalhadas pela sala. Circulando pela sala em silêncio , os alunos procurarão encontrar a palavra cuja letra inicial esta penduradas no seu pescoço.
Possibilidades:
- Pedir aos alunos que copiem as palavras como: AMIGO, BONITO, ALEGRE, CORAJOSO etc.
Solicitar aos alunos que copiem as palavras numa folha e depois as enfeitem para oferecer ao seu amigo.