Genetica mendeliana

Biologia Curso superior

1)Um alelo dominante “H” reduz o número de cerdas no corpo da mosca Drosophila sp., originando um fenótipo “sem cerdas”. Na condição homozigota, H é letal. O alelo recessivo “h” permite a formação de cerdas. Outro alelo dominante “S” de segregação independente não tem efeito no número de cerdas exceto na presença do alelo “H”, e neste caso, uma única dose do alelo “S” suprime o alelo “H”, restaurando assim o fenótipo “com cerdas”. Entretanto, o alelo “S” em homozigose é letal.

a) Qual será a proporção esperada na prole após um cruzamento entre duas moscas com cerdas, ambas, portanto o alelo “H” na condição suprimida?

b) Quando a prole sem cerdas é retrocruzada com uma mosca parental com cerdas, que proporção fenotípica você esperaria encontrar?

Foto de Janaina B.
Janaina perguntou há 4 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Carina S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos

Olá Janaína!

a) A segregação independente seria a Segunda Lei de Mendel, então você precisa fazer aquela tabela com 16 resultados, segregando seus alelos:

  SH Sh sH sh
SH SSHH SSHh SsHH SsHh
Sh SSHh SShh SsHh Sshh
sH SsHH SsHh ssHH ssHh
sh SsHh Sshh ssHh sshh

 

Observe no enunciado da questão que:

- o alelo dominante H origina fenótipo sem cerdas

- HH e SS são letais

- hh origina fenótipo com cerdas

- S junto com H origina fenótipo com cerdas, exceto quando for HH ou SS, pois ambos são letais! (S suprime H)

 

Então, observando o quadro acima, pintei de laranja todos os que morrem, ou seja, todos que tem HH ou SS

 

Agora com os que sobraram você coloca duas respostas de proporção:

genotípica: 4SsHh: 2Sshh: 2ssHh: 1sshh

fenotípica:7 com cerdas: 2 sem cerdas

 

b) A prole sem cerdas tem genótipo ssHh e a mosca parental com cerdas tem genótipo SsHh

 

Vamos montar novamente a tabela e marcar de laranja os que morrem:

  sH sh sH sh
SH SsHH SsHh SsHH SsHh
Sh SsHh Sshh SsHh Sshh
sH ssHH ssHh ssHH ssHh
sh ssHh sshh ssHh sshh

 

Então, observando a tabela, a proporção genotípica que teremos é:

4SsHh: 4ssHh: 2Sshh: 2sshh

Simplificando:

2SsHh: 2ssHh: 1Sshh: 1sshh

 

Agora, a proporção fenotípica:

4 com cerdas: 2 sem cerdas

Simplificando:

2 com cerdas: 1 sem cerda

 

Espero ter ajudado! SE gostou da resposta, por favor marque como favorita!

Fique à vontade para entrar em contato!

Obrigada!

Espero ter ajudado!

Bons estudos!

 

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Biologia

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 45 / h
Carina S.
Jaguariúna / SP
Carina S.
4,8 (4 avaliações)
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Biologia Curso Superior Auxílio em Atividades de Biologia Imunologia
Mestrado: Mestrado em Neurociência, modalidade Neurobiologia Molecular (Escola paulista de Medicina - UNIFESP)
Olá! Sou professora com 15 anos de experiência em Física, Química, Matemática e Biologia no Ens Fund e Médio, ENEM, concursos, IMAT e vestibulares.
R$ 80 / h
Cláudio D.
Fortaleza / CE
Cláudio D.
4,9 (81 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 175 horas de aula
Tarefas resolvidas 35 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Biologia para Ensino Médio Botânica Biotecnologia
Doutorado: Medicina (Hematologia e Oncologia) (Unifesp)
Professor de ciências biológicas (nível médio e superior). Quer aprofundar seus conhecimentos ou entender o que há de mais complicado? Vamos!
R$ 70 / h
Felipe C.
Brasília / DF
Felipe C.
5,0 (21 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4 horas de aula
Tarefas resolvidas 22 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Biologia para Ensino Fundamental Reforço Escolar em Biologia Biologia para Ensino Médio
Graduação: Medicina (UFCAT)
Medicina ufg. Reforço escolar de matemática, biologia, química e física aula de anatomia, bioquimica, farmacologia, fisiologia, patologia, imunologia.