Piscologia da educação segunda parte

Biologia Fundamental Adultos
6)Na atualidade existe um conjunto de teóricos que discute criticamente a forma como somos educados por meio de imagens, filmes, desenhos, músicas, propagandas, mídia e jornais. Onde uma pedagogia da mídia e um conjunto de ideologias são constituídos por discursos e pressupostas verdades, que circulam diariamente sobre gênero, sexualidade, cidadania, entre outros. As representações de mundo, de sociedade, de sujeito, que a mídia e outras instâncias culturais e sociais produzem, colocam em circulação discursos, regimes de verdade, olhares que estão sendo ensinados por meio do: A) conhecimento generalizado; B) currículo oculto; C) currículo cultural; D) conhecimento tácito; E) conteúdo preconizado. 7) Considerada a associação de duas ou mais deficiências primárias (mental/visual/auditiva/física), com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa: A ) deficiência física; B ) deficiência específica; C ) condutas típicas; D ) deficiência mental; E ) deficiência múltipla. 8) Falar em educação inclusiva, portanto, requer uma transformação social frente à inclusão e à segregação. Evitar a segregação supõe modificar as crenças preconceituosas que atravessam os séculos em relação a credo, raça ou necessidades especiais, possibilitando a redução da discriminação e dos privilégios, ocasionados pela rejeição ou negação das diferenças. Nesse sentido, a inclusão pode ser concebida como: A) processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais comuns, pessoas com necessidades educativas especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade; B) Processo pelo qual a pessoa tenta se adaptar às alterações propostas pela sociedade, comunidade e escola; C) processo pelo qual a escola encaminha à sociedade preceitos a serem analisados e colocados em prática, com vista ao redimensionamento de políticas educativas; D) processo pelo qual a escola e família propõem flexibilização, oportunizando a redução das diferenças e mantendo a aceitação, assumindo-as como parte da constituição do indivíduo. E) processo de penalização social e escolar, para tentar diminuir a discriminação existente na atualidade em distintos lugares sociais. 9) Atualmente a brincadeira ainda pode ser vista de forma fragmentada nos discursos sociais e escolares, onde brincar?estudar, brincar?comportar-se. O brincar/jogar, quando descoberto, redescoberto na prática pedagógica, torna-se um espaço privilegiado de intervenção e confronto de diferentes ideias, realidades e culturas. Nesse sentido, o espaço da brincadeira na instituição escolar seria a garantia de: A) uma educação capaz de congregar discursos e aspectos legais que promovem a discussão não fragmentada desta ação educativa na família e na escola; B) um processo de socialização enriquecedor, desde que haja o cuidado, o zelo e a observação de adultos, que promovam a avaliação constante da validade de cada ação; C) realidade de mutação, onde a brincadeira de roda retorna e pode envolver os adultos que revivem o imaginário de sua infância e interferem de forma direta no espaço atual; D) um retrocesso, pois a escola é uma instituição do saber, da aquisição do conhecimento e de informações atualizadas, onde o brincar deve ser incentivado no âmbito familiar; E) uma educação criadora e consciente, enquanto lugar da socialização, da administração da relação com o outro, da apropriação da cultura, do exercício da decisão e da invenção. 10)Nas escolas e nas residências podemos observar as mudanças de atitudes nas crianças, jovens e adultos com seus celulares e mídias com rápida conectividade. Todos teclam, se comunicam e trocam informações, que saíram em definitivo da sala de aula e estão em toda parte atualmente. Esses artefatos de informação contribuem para: A)a aceleração de novos processos de alfabetização: escrita, musical, matemática, entre outros, deixando em segundo plano a aquisição de aprendizagens institucionais; B) o desenvolvimento da cibercultura, com um processo de conectividade generalizada, simulando interações, trocando o real pelo virtual, por meio das tecnologias da comunicação; C) o aparecimento de novas mídias, que substituem as mais antigas e que podem suprir as necessidades na aquisição de aprendizagens em distintas áreas do conhecimento escolar; D) a observação de novas tendências de aprendizagens na família e na escola, desde que os adultos estejam em constante processo de atualização e aperfeiçoamento para acompanhar tamanha complexidade; E) a proposição de novas formas de estudar o desenvolvimento humano, comparando suas ações antes e depois da aquisição da cultura digital, onde a escola poderá reconhecer seu papel fundamental em ensinar e propagar as transformações que deseja.
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