Foto de Lara K.
Lara há 11 anos
Enviada pelo
Site

Por que o nosso sexo não é considerado uma característica genética?

Estou estudando para o meu segundo vestibular e me deparei com uma dúvida no assunto de genética/hereditariedade. Em um vídeo da academia Khan, é dito que o sexo do bebê é determinado apenas pelo pai, que possui espermatozoides X e Y, por que a mulher não possui cromossomo Y. Isso não fez muito sentido para mim por que automaticamente me pus a pensar quanto as pessoa intersexuais e os vários estágios de intersexualidade. Por exemplo, quando um bebê nasce com uma vagina mas sem óvulo, ou um bebê nasce com pênis mas desenvolve seios mais tarde na vida. E tudo isso não torna o “sexo” uma simples característica? Talvez eu esteja filosofando de mais, mas por que as leis de Mendel são utilizadas quanto a cor dos olhos e a forma de nossas orelhas mas não quanto aos nossos orgaos sexuais? E como foi possível para aqueles cientistas, que li numa notícia qualquer, fecundar dois óvulos femininos de um casal lésbico? Não lembro se de fato chegaram a gerar uma criança ou se a coisa deu certo, mas sei lá. Obrigada pela atenção! :)
Biologia Genética Vestibular Geral
3 respostas
Professora Bárbara V.
Respondeu há 11 anos
Contatar Bárbara
Na meiose, o processo que basicamente gera os gametas (óvulos e espermatozoides) no ser humano, a mulher (XX) gera óvulos X. Já o homem (XY), produz espermatozoides X e Y. Na fecundação, um óvulo da mãe (X) vai ~encontrar~ um espermatozoide X ou Y. No processo pelo qual a maioria da população passou, se a fecundação se der com um espermatozoide X, nasce uma pessoa de sexo biológico feminino (XX) e se ocorrer com Y (XY), nasce uma pessoa do sexo biológico masculino. Na intersexualidade, há uma subdivisão entre intersexualidade verdadeira e pseudo-intersexualidade. A pseudo-intersexualidade feminina se dá quando a criança nasce geneticamente XX , mas seu clítoris se desenvolve excessivamente, adquirindo um formato semelhante a um pênis. Já na masculina, ocorre o ~oposto~: a criança nasce geneticamente XY, mas os órgãos sexuais externos não se desenvolvem completamente no processo de gestação. Já a intersexualidade verdadeira, as causas ainda não são bem conhecidas, mas as crianças nascem com orgãos sexuais femininos E masculinos já bem formados. O que acontece nesse caso é que a pessoa, na maioria das vezes, nasce XX, mas desenvolve também (além dos femininos), orgãos sexuais masculinos. O sexo biológico por si só é uma característica biológica, sim. Alguns não o enquadra como genética por não ser herdável, mas nunca me deparei com essa questão antes, então não posso respondê-la com certeza. Enfim, apesar de ser uma característica humana (não só humana, como de outros seres vivos também), nem todas as características humanas se dão da mesma forma. Algumas se dão através da lei mais simples de mendel e você coloca naquele quadradinho, outras não, sendo influenciadas por outros pontos. A nível cromossômico - considerando cromossomo como uma longa sequência de DNA que possui vários genes e nucleotídeos e que temos 23 pares (ou seja, 23 provenientes do pai e 23 da mãe) - algumas características como o sexo biológico e a síndrome de down são dadas. A nível gênico, que é ~uma partezinha~ absurdamente minúscula do total que é o cromossomo, outras são estabelecidas, como a cor dos olhos e a forma das orelhas que vc falou. Talvez seja interessante para você estudar o que é cada termo biológico que esse tipo de video fala, isso já pode dar uma clarificada legal no assunto. Sobre o casal de mulheres que conseguiu, em laboratório, gerar um feto através de dois óvulos: foi a combinação de dois gametas X. Não sei como se desenrolou aquela história mas, caso desse tudo certo, sabe-se de antemão que a criança seria uma menina, já que não há gametas Y envolvidos na história. Espero ter ajudado, um pouco.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Gabriel G.
Respondeu há 6 anos
Contatar Gabriel
Os homens na espécie humana são portadores do sexo heterogametico. Isso significa dizer que produzimos gametas diferentes. Um espermatozóide terá ou o cromossomo X ou Y, sendo assim na espécie humana e em mamíferos no geral o macho determinará o sexo da prole. As fêmeas são homogameticas, pois os seus óvulos só terão o cromossomo X. Pois o genótipo feminino é XX, sendo a sim, a fêmea sempre enviará um cromossomo X. Sendo assim, o nosso seco é sim uma característica genética que é determinada pelo cromossomo sexual que você herdou do seu pai. Observação importante, isto só vale para o sistema sexual XX/XY. OK?

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor José S.
Respondeu há 1 ano
Contatar José Lucas

O sexo é, na verdade, considerado uma característica genética fundamental. Ele é determinado pelos cromossomos sexuais presentes nas células de um organismo. Nos humanos, por exemplo, existem dois cromossomos sexuais principais: o cromossomo X e o cromossomo Y.

Normalmente, as mulheres têm dois cromossomos X (XX), enquanto os homens têm um cromossomo X e um cromossomo Y (XY). Durante a reprodução, o óvulo sempre carrega um cromossomo X, enquanto o espermatozoide pode conter um cromossomo X ou um cromossomo Y. Se um espermatozoide com cromossomo X fertilizar o óvulo, o resultado será um embrião com XX (sexo feminino). Se for um espermatozoide com cromossomo Y, o embrião terá XY (sexo masculino).

Assim, o sexo é determinado pelos cromossomos sexuais transmitidos pelos pais no momento da concepção. Por ser uma característica determinada geneticamente, o sexo é uma parte essencial da biologia e da hereditariedade dos seres vivos.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa