Se a sensibilidade ao ptc for uma característica determinada geneticamente, qual seu padrão de herança ?

Biologia
Ou seja, o gene que condiciona essa característica está em um cromossomo autossômico ou no cromossomo x ? o fenótipo dominante é a sensibilidade ou a não sensibilidade ?
Foto de Flávia C.
Flávia perguntou há 7 anos

Professora Ana M.
A PTC é encontrada em vegetais da família Cruciferae ou Brassicaceae, constituída por alimentos como brócolis, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, agrião e repolho. O gene que condiciona o gosto amargo do PTC é o TAS2R38. Ele está localizado no braço longo do cromossomo 7 (7q35-q36), e contém cerca de 1.002 pares de base (pb) em sua região codificadora. O gene TAS2R38, pertencente à família dos receptores para o amargo TAS2R e apresenta cinco formas alélicas, onde uma delas (t) condiciona a insensibilidade, sendo recessiva em relação aos outros alelos. Indivíduos que são insensíveis a PTC possuem genótipo homozigoto recessivo tt. As outras quatro formas alélicas (T1, T2, T3 e T4) determinam uma expressividade variável entre os indivíduos sensíveis. Diversos estudos relacionam certas doenças como esquizofrenia, epilepsia, psicoses e doença de Parkinson com a percepção à PTC. Esta proteína também já foi utilizadacomo marcador genético em pessoas com quadros de depressão. A sensibilidade à proteína feniltiocarbamida tem sido uma ferramenta muito adotada em estudos de evolução, seleção natural, e percepções gustativas. Análises moleculares do gene TAS2R38 mostraram que a diferença entre indivíduos insensíveis e sensíveis está na mudança de algumas bases nitrogenadas desse gene. Neste caso, a mudança de uma única base podem alterar toda estrutura de uma molécula, ou mesmo o aminoácido a ser produzido. A diferença entre pessoas sensíveis e insensíveis ao PTC está na mudança de apenas três aminoácidos. Quando essas mutações ocorrem em um único nucleotídeo, são conhecidas como Polimorfismo de Nucleotídeo Único (SNPs). Assim, o gene que condiciona esta característica da PTC é autossômico e o fenótipo dominante é da sensibilidade a esta proteína. Qualquer dúvida adicional, estou à disposição. Atenciosamente, Ana Camila

Professora Livia S.

Olá!!! Tudo bem???

Pra começar, o que é o PTC?

Bem, PTC é uma biomolécula, uma proteína, chamada de Feniltiocarbamida. Essa proteína quando ingerida por certas pessoas - pessoas que carregam certas variações em seus genes - provoca um gosto amargo.

A percepção do paladar para algumas proteínas está associado ao genótipo do indivíduo, certas variações podem proporcionar diferentes percepções para o sabor. Certos compostos como o fenol, ureias, aminoácidos são alguns responsáveis pelo gosto amargo em certos alimentos.

Quando uma pessoa sensível a essa proteína PTC a ingere ela irá sentir um gosto amargo. A sensibilidade ao PTC é uma característica genética, sendo determinada por um gene dominante em um cromossomo autossômico, sendo passado de pais para filhos.

Lembra da 1a. Lei de Mendel?

Genes Homozigoto, heterozigoto, Dominante, Recessivo?

AA, Aa, Aa, aa

Os indivíduos que possuem o genótipo AA, Aa, Aa irão ser sensíveis ao PTC, ou seja, irão sentir o gosto amargo. Pois, é uma característica determinada por um gene dominante. Os indivíduos com o genótipo aa (homozigoto recessivo) são insensíveis a essa proteína, ou seja, não sentem o gosto amargo.

Abraços,

Lívia

Ana M.
Maceió / AL
Ana M.
5,0 (1 avaliação)
Zoologia Botânica Imunologia
Mestrado: Biotecnologia aplicada à Saúde (Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ))
Aulas de Inglês, Química, Biologia
Fisiologia Biologia Curso Superior Biologia para Ensino Médio
Felipe C.
Felipe C.
Fisiologia Citologia Biologia - Aulas particulares
Graduação: Medicina (UFCAT)
Medicina ufg. Reforço escolar de matemática, biologia, química e física aula de anatomia, bioquimica, farmacologia, fisiologia, patologia, imunologia.