Max weber

Ciências Sociais Curso superior

Considerando o pensamento sociológico de Max Weber, identifique e explique a escola sociológica e o método de análise propostos, procurando discorrer com um pouco mais de detalhe os sentidos de suas definições.

Foto de Pedro S.
Pedro Augusto perguntou há 3 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
3 respostas
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Angélica I.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida

Max Weber tem um conceito básico que é o de ação social, entendida como o ato de se comunicar. Ao analisar o modo de agir e como os indivíduos orientam as suas ações, o autor agrupou as ações sociais em quatro tipos: ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a valores e ação racional com relação a fins. 

A ação tradicional está ligada à tradições familiares. É um tipo de ação que se adota quase que de maneira automática, quase que por imitação. Sendo a maior parte das nossas ações, desse tipo. 

A ação efetiva tem relação com os sentimentos de qualquer ordem na busca da satisfação dos desejos 

A ação racional com relação a valores está no campo das convicções, tais como dever, sejam quais forem sua origem. Isso significa, que os indivíduos agem de acordo com suas crenças, sem levar em consideração as consequências das suas ações, pois em tese alguns valores determinam que realizem essa ou aquela ação. 

A ação racional com relação a fins tem como principal fundamento, um cálculo para o estabelecimento de objetivos avaliados de forma racional e quais meios serão utilizados para os alcançar. Nesse tipo de ação, os indivíduos medem as consequências em relação daquilo que pretendem obter. 

Porém, para Weber, nem toda ação é social. 

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

2
votos
2 usuários votaram nessa resposta como útil.
Professor Luis B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

A sociologia pode ser definida, de uma maneira geral, como o estudo dos grupos sociais, e como esses grupos influenciam e são influenciados pelos comportamentos individuais. Nesse sentido, a sociologia surge no século XIX com a proposta de, aos moldes das ciências da natureza, criar uma disciplina científica que estudasse a partir de um método esses fenômenos sociais. Podemos citar Auguste Comte como um exemplo dessa visão sociológica. Mas também podemos elencar, de alguma maneira, Karl Marx e Émile Durkheim como representantes dessa perspectiva: ambos buscavam descobrir "as leis" que regiam a sociedade. Nesse intuito, os aspectos objetivos da analise eram muito importantes. Por isso, podemos encontrar com destaque dados quantitativos em suas obras mais famosas. A sociologia precisava alcançar o estatuto de ciência, e esses autores contribuíram para isso.

Por outro lado, Max Weber defendia uma perspectiva mais interpretativa para a sociologia. Ele escreve em um segundo momento, onde a sociologia já estava estabelecida como disciplina acadêmica. Comparando nossos autores, diferente dos já citados, Weber mescla aspectos quantitativos e qualitativos em suas análises. O que ele propôs ficou conhecido como sociologia compreensiva, cujo objetivo era compreender e interpretar os motivos objetivos e subjetivos que levavam os indivíduos a se comportarem dessa ou daquela maneira. O maior exemplo da sociologia compreensiva é a obra escrita por Weber intitulada "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", onde o autor busca relatar como aspectos religiosos, culturais e ideológicos influenciaram no desenvolvimento da sociedade capitalista.

1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Paloma P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

A perspectiva do Weber é chamada de sociologia compreensiva já que visa entender o agir subjetivo dos indivíduos para compreender, assim, a sociedade já que ela é composta de indivíduos.

Professores particulares de Ciências Sociais

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 40 / h
Angélica I.
Maringá / PR
Angélica I.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Licenciatura em História (Universidade Estadual de Maringá (UEM))
Professora de História formada por uma das melhores Universidades Estaduais do país. Assim como também dançarina de Zumba a mais mais de 5 anos
R$ 60 / h
Rogério S.
Estância / SE
Rogério S.
4,9 (30 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 384 horas de aula
Tarefas resolvidas 33 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ciências Sociais - Ciências Sociais Ciências Sociais no Ensino Superior Ciências Políticas
Curso Técnico: Eletrotécnica (Escola Técnica Federal de Sergipe)
Pronto para tirar suas dúvidas? Então contate este professor!