Seminários temáticos família

Ciências Sociais Curso superior Profissional Vestibular ensino superior

PERGUNTA 1

  1. O modelo de família nuclear burguesa, construído a partir do final da Idade Média até o século XVIII, foi, pouco a pouco, tornando-se o modelo tradicional e recorrente da sociedade ocidental moderna.

    Com relação a esse modelo familiar, antes elitista e agora difundido em toda sociedade, sem distinção de classe, assinale a alternativa incorreta:

     

    Em conjunto com o modelo da família nuclear burguesa – mãe, pai e filhos, em uma propriedade privada – estão solidificados valores de propriedade, de hierarquia e de gerações bastante sólidos, que proporciona às famílias contemporâneas, mesmo que vivam em modelos diferentes deste modelo de referência, um padrão simbólico daquilo que deve ser perseguido para garantir o sucesso de suas histórias.

     

    A família nuclear burguesa possuiu grande influência nos séculos XIX e XX, porém, com o advento da pós-modernidade, hoje já não possui tanto impacto, havendo, ao contrário dos séculos anteriores, um desmantelamento da instituição familiar. A família não é mais referência para a construção identitária do indivíduo.

     

    Parte da responsabilização do fortalecimento do modelo da família nuclear burguesa deve-se a solidificação do sistema capitalista. Atrelado aos valores de sucesso financeiro, a família burguesa passou a ser considerada como referência de ascensão social e ao longo dos séculos esse modelo construído tornou-se uma referência, quase natural, do que deve ser uma “boa” família.

     

    O modelo da família nuclear burguesa é a fonte da qual as famílias – sejam elas idealizadas ou vividas – retiram seus padrões e valores norteadores. Assim, uma das grandes dificuldades de se trabalhar com famílias, nos dias atuais, é conseguir lidar com a complexidade que intervém nas relações familiares contemporâneas e, ao mesmo tempo, para conseguir sua emancipação social demonstrar-lhes que o modelo a ser seguido não é mais o nuclear burguês, mas o seu próprio modelo vivenciado.

     

    A família nuclear burguesa apesar da crítica que recebe por sua inflexibilidade de formação foi fundamental para a construção societária que temos nos dias atuais. Ao lado da escola laica, ela proporcionou uma verdadeira revolução na forma de se pensar a intervenção de outras instituições importantes – o Estado e a Igreja – nas relações familiares, sobretudo no que diz respeito à infância e os vínculos fraternos entre pais e filhos.

Foto de Alexia R.
Alexia perguntou há 4 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Igor M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos

Oi, de novo, Alexia, então, aqui vemos outra incorreta na segunda alternativa, uma vez que a p´ós-modernidade falhou em desvincular o indivíduo de sua família, esta ainda é uma grande referência de como uma pessoa se comporta, "filho de peixe, peixinho é."

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Ciências Sociais

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 40 / h
Igor M.
Ribeirão Preto / SP
Igor M.
4,4 (49 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 4 horas de aula
Tarefas resolvidas 63 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: Geografia (Universidade de São Paulo (USP))
Experiente professor intercambista da USP para inglês, espanhol e reforço escolar de ciências, matemática, história e geografia.
R$ 70 / h
Romualdo D.
Ponta Grossa / PR
Romualdo D.
5,0 (73 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Tarefas resolvidas 95 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Ciência Política Política - Ciências Sociais Ciências Sociais - Ciências Sociais
Doutorado: Letras (Universidade Federal do Tocantins)
Professor com doutorado e mestrado e 21 anos de experiência em docência. Fácil comunicação e interação com o aluno.didática e metodologia sempre atual