Design thinking

Comunicação
O que é design thinking?
Foto de Carlos A.
Carlos daniel perguntou há 3 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Fernanda S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Design thinking é o termo utilizado para se referir ao processo de pensamento crítico e criativo, possibilitando a organização de ideias de modo a estimular tomadas de decisão e a busca por conhecimento. Não se trata de um método específico, mas sim de uma forma de abordagem. Em outras palavras, o design thinking não traz uma fórmula específica para sua implantação. Em vez disso, ele cria as condições necessárias para maximizar a geração de insights e a aplicação prática deles. A ideia é que o processo seja realizado de forma coletiva e colaborativa, de modo a reunir o máximo de perspectivas diferentes. Suas aplicações são variadas. Nas empresas, é comum utilizar a abordagem para encontrar soluções para os mais diversos problemas, independentemente de sua natureza ou magnitude. A partir das diferentes perspectivas já citadas, é possível alcançar um entendimento mais completo do problema. Outra forma bem comum de utilizar o desing thinking é na elaboração de novos produtos e serviços. A partir da reunião de talentos multidisciplinares, ou seja, representantes de todas as áreas da empresa, é possível agregar valor ao item em todos os quesitos, aumentando as chances de sucesso.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Pedro C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 11 meses

Olá, Daniel! 

Design Think é uma ferramenta aplicada em projetos de inovação, e atividades que utilizem metodologias ágeis. 

A metodologia consiste em aplicar, de forma colaborativa com os agentes que atuam no processo, dispositivos de crítica e criação, para que a solução do problema tenha o máximo possível de ideias. 

O Design Think, não por regra, é composto de 4 principais etapas: imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. Há profissionais, ou situações que exigem outras fases. 

Imersão

É a etapa em que os agentes envolvidos concebem o problema ou o desafio. É o momento em que criam empatia com o negócio, e reunem o máximo de informações possíveis, que servirão de base para a tomada de decisão. Outras ferramentas podem ser utilizadas para esse processo, como, por exemplo, a análise de SWOT. 

Ideação

Na fase de ideação, já de posse dos dados e imerso no universo do problema, os agentes começam a fase criativa, deliberando sobre os impactos e as melhores soluções. Nessa etapa, para seleção das melhores oportunidades, é passível a utilização da modelagem CANVA. 

Prototipação

Nessa etapa incia a parte prática das atividades. A solução, ou soluções, mais interessante, começa a ser construída. Na fase de prototipação concentra-se os estudos, desenvolvimento de projetos, e a ação de construir a solução. Nessa fase, algumas metodologias podem ser aplicadas também, como: matriz de eisenhower (para organização e priorização), SMART (para definição de objetivos), PDCA e 5W2H. 

Desenvolvimento

Comumente confundida com a etapa anterior, a fase de desenvolvimento consiste em testar a ideia dentro do processo. É o nível em que a solução é colocada a prova, e é possível aferir seus impactos de maneira consistente. Se solucionado problema, algumas correções são feitas, se necessário, e o Design Think pode ser encerrado. Caso contrário, deve-se regredir à etapas anteriores, conforme os resultados obtidos. 

Professores particulares de Comunicação

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 230 / h
Fernanda S.
São Paulo / SP
Fernanda S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Treinamento em Apresentação Oral Comunicação estratégica Comunicação Avançado
Graduação: Artes Cênicas (FASCS - Fundação das Artes de São Caetano do Sul)
Mentoria de oratória e expressividade para você aprender a falar em público, ter uma comunicação assertiva e falar bem para a câmera.
R$ 75 / h
Aline B.
Indaial / SC
Aline B.
5,0 (19 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 16 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Treinamento em Apresentação Oral Comunicação - Apresentação TCC Comunicação assertiva
Curso Técnico: Canto (Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues)
Professora de canto e oratória com formação em música e teatro! Você pode aprender a cantar e a falar bem!
R$ 90 / h
Monique M.
Natal / RN
Monique M.
5,0 (9 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 17 horas de aula
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Comunicação - Vícios de Linguagens Comunicação assertiva Comunicação Profissional
Especialização: RH com Ênfase em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (ProMinas)
Mentora de comunicação e especialista em concursos, com 18 anos de experiência. Aulas personalizadas e descomplicadas. Venha aprender de verdade!