Letra c) (não precisa necessariamente ter cores, nem quadros)
O Kanban é uma das ferramentas Lean projetadas para reduzir o tempo ocioso em um processo de produção. A idéia principal por trás do sistema Kanban é entregar o que o processo precisa exatamente quando ele precisa.
Em japonês, a palavra "Kan" significa "visual" e "ban" significa "cartão", então Kanban refere-se a cartões visuais. O Lean usa cartões visuais como um sistema de sinalização que aciona uma ação para suprir o processo com suas necessidades, seja de um fornecedor externo ou de um depósito.
Foi originalmente inventado como parte do famoso Toyota Production System. Ele está associado ao design de sistemas pull e ao conceito de fornecimento de mercadorias just-in-time.
Um sistema pull é onde os processos são baseados na demanda do cliente. O conceito é que cada processo fabrica cada componente de acordo com outro departamento para construir uma parte final para a expectativa exata de entrega do cliente. Como o seu processo de produção é projetado para produzir apenas o que é entregue, seu negócio se torna mais enxuto como resultado de não manter níveis de estoque excessivos de materiais brutos, parcialmente acabados ou acabados.
Just-in-time é um sistema de "puxar" de produção, então ordens reais fornecem um sinal para quando um produto deve ser fabricado. A demanda permite que a empresa produza apenas o que é necessário na quantidade correta e no momento correto. Isso significa que os níveis de estoque de matérias-primas, componentes, trabalho em andamento e produtos acabados podem ser reduzidos ao mínimo. Isso requer um agendamento e fluxo de recursos cuidadosamente planejados por meio do processo de produção.
Empresas modernas de manufatura usam software sofisticado de programação de produção para planejar a produção para cada período de tempo, o que inclui o pedido do estoque correto. As informações são trocadas com fornecedores e clientes por meio de um Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) para ajudar a garantir que todos os detalhes estejam corretos.
Veja como funciona Kanban
A forma mais comum é um cartão com dados impressos. O cartão pode variar em forma, tamanho e conteúdo, e às vezes é substituído por outros dispositivos, como bolas de golfe. Ao longo dos anos, o conceito evoluiu para formas mais modernas, como e-mails, sensores, painéis eletrônicos e assim por diante.
Vamos imaginar que você esteja trabalhando em um hipermercado e você precisa estabelecer um sistema Kanban ligando a mercadoria exibida nas prateleiras ao armazém e depois ao seu fornecedor. A pessoa responsável pela prateleira da massa, por exemplo, colocará uma bandeira vermelha no topo da prateleira quando a prateleira precisar ser reabastecida. A pessoa no armazém reconhecerá esta bandeira e enviará alguns pacotes de massa para serem exibidos. O funcionário do depósito precisará atualizar seu sistema de dados do depósito com o valor da retirada. O sistema irá comparar a quantidade restante de massa com o ponto crítico de pedido, que é o ponto onde uma ordem deve ser enviada ao fornecedor. O sistema notará que o valor restante está abaixo do ponto crítico de pedido e enviará um e-mail automático ao fornecedor solicitando outro valor.
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Seis Regras para um Sistema Kanban Efetivo
Para garantir uma configuração adequada do Kanban no local de trabalho, a Toyota nos forneceu seis regras para um sistema Kanban eficaz:
Os processos de cliente (a jusante) retiram itens nos valores precisos especificados pelo Kanban.
O fornecedor (upstream) produz itens nas quantidades e sequências precisas especificadas pelo Kanban.
Nenhum item é feito ou movido sem um Kanban.
Um Kanban deve acompanhar cada item, todas as vezes.
Defeitos e quantidades incorretas nunca são enviados para o próximo processo posterior.
O número de Kanbans é reduzido cuidadosamente para diminuir os estoques e revelar problemas.