Empreendedorismo - ciências comportamentais

Engenharia Empreendedorismo
São conceitos das ciências comportamentais que ajudam a entender as pessoas e seu comportamento: a) Mudança, Diferenciação, Exclusão, Monitoramento, Obstrução e Diligência. b) Atitudes, Aptidões, Percepção, Personalidade, Inteligência e Biografia. c) Intuição, Verbalização, Premonição, Densidade, Alteração e Cordialidade d) Diversidade, Orientação, Difamação, Conformação, Direção e Meritocracia. e) Sinalização, Comprometimento, Alteração, Discriminação, Teologia e Falência.
Foto de Jonas N.
Jonas da perguntou há 5 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Lucas C.
Respondeu há 5 anos
Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida
Item b. Segundo MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2006: O entendimento das diferenças individuais é essencial para a tomada de boas decisões de marketing, recrutamento e seleção, trabalho em grupo, liderar equipes e conviver com colegas de trabalho. os principais tópicos a observar são: Percepção: processo de selecionar, organizar e interpretar estímulos. Sua interpretação atribui significado e valor, portanto, diferentes pessoas reagem de forma diferente ao mesmo estímulo. Três fatores contribuem para diferenças na percepção: observador (fatores pessoais podem ampliar, anular ou distorcer estímulos), estímulo (propriedades dos estímulos podem influenciar sua percepção, tais como intensidade, tamanho, movimento, repetição, contraste, novidade, proximidade), e situação (ambiente em que o estímulo se situa). Alguns erros ao perceber outras pessoas são: efeito halo (julgamento a partir de um traço de comportamento ou característica de sua aparência), contraste (pessoas comparadas umas com as outras), projeção, estereotipagem e preconceito (percepção de forma simplificada) Atitudes: são estados mentais de predisposição ou prontidão. Influenciam a interpretação dos estímulos. Manifestam-se por meio de opiniões (crenças e julgamentos, hipóteses a respeito da natureza dos estímulos e da própria pessoa). Exemplo: ser contra ou a favor da legalização do aborto. Valores são convicções a respeito de comportamentos que são certos ou errados, ou condutas preferíveis. Um sistema de valores dispõe os valores em ordem, de acordo com sua importância relativa Aptidões: potencial para realização de tarefas ou atividades. Dividem-se em três categorias principais: a) cognitivas ou intelectuais; b) físicas; c) interpessoais Inteligência: capacidade de lidar com a complexidade. Há duas correntes principais no estudo da inteligência. A primeira é a teoria do fator geral: ideia de expressão numérica da inteligência através de um quociente intelectual (QI), o qual mede três aptidões principais: numérica, verbal e lógica, essas três interdependentes e que indicariam a aptidão principal, fator geral de inteligência (fator g), o qual regeria os demais. A segunda corrente é a teoria das inteligências múltiplas, idealizada por Harold Gardner. Aceita a existência do QI, mas o coloca como apenas uma das aptidões, e não como uma superior, não há hierarquia entre os diversos tipos de inteligência, a saber: a) linguística, b) lógico-matemática, c) musical, d) espacial, e) corporal-cinestésica, f) pessoais (entender a si próprio), g) naturalista, h) existencial (questões fundamentais da existência humana). No início do século XXI, surgiu também grande debate sobre a inteligência emocional, definida como a capacidade de reconhecer e lidar com emoções próprias e de outras pessoas. Os cinco ingredientes da inteligência emocional são autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e habilidades interpessoais Personalidade: convergência de todos os conceitos anteriores. É um conceito dinâmico que procura descrever o crescimento e desenvolvimento do sistema psicológico individual como um todo. Jung propôs a existência de tipos psicológicos baseados em quatro dimensões bipolares de personalidade: a) dimensão extroversão (E) – introversão (I), relacionado a como as pessoas se energizam, do mundo exterior ou do mundo interior; b) dimensão sensação (S) – intuição (N), relacionada com o processo de percepção; c) dimensão pensamento (T) – sentimento (F), sobre a avaliação de informações para a tomada de decisão; d) dimensão julgamento (J) – percepção (P), sobre o modo como as pessoas lidam com o mundo exterior para resolver problemas Biografia, cujas variáveis mais importantes são experiência, idade, sexo e situação conjugal. A experiência e a educação modificam aptidões, percepção e traços de personalidade, influenciando o comportamento

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Engenharia

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 80 / h
Lucas C.
Rio de Janeiro / RJ
Lucas C.
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Graduação: Engenharia de Fortificação e construção (Instituto Militar de engenharia (IME))
Engenheiro Civil formado pelo IME e Professor de Matemática, Física, Cálculo e Engenharia com 8 anos de experiência com alunos de todos os níveis.
R$ 60 / h
Willian K.
Imperatriz / MA
Willian K.
4,4 (40 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 255 horas de aula
Tarefas resolvidas 14 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Aulas Online de Engenharia Resmat Engenharia - ResMat 1(Reações de Apoio e Diagrama de gráficos de esforços int
Graduação: Engenharia Civil (UFGD)
Professor de engenharia civil e de matérias básicas para ensino superior com mais de 500h ministradas. Agende a sua aula!
R$ 60 / h
Pedro B.
Belo Horizonte / MG
Pedro B.
4,7 (66 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 186 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Mecânica dos Fluídos 2 Técnico em Engenharia Engenharia no Ensino Médio
Graduação: Engenharia de Telecomunicações (FUMEC)
Ensino Matemática, Física, Química