Olá Luiz Henrique.
Primeiro, é muito difícil entender sua pergunta.
Por exemplo "pico ou rampa" estão soltos, eu perguntaria de que se tratam esses termos.
Por hipótese, eu diria se tratar de pico de corrente na partida do motor, o que é comum em motores elétricos que são ligados sem inversor de frequência.
Por rampa eu suponho ser a rampa de aceleração do motor, de forma que ele ganhe velocidade até atingir a velocidade nominal de trabalho. O uso da rampa de aceleração é evitar os picos de corrente na ligação o que pode queimar componentes (Já vi contatora pegarem fogo por causa disso).
A velocidade angular (e seu múltiplo, rotação em rpm) de um motor elétrico de corrente alternada depende da frequência da rede e do número de polos de sua construção, vide [3].
O que um inversor de frequência faz em última instância é controlar a frequência que o motor recebe para controlar sua velocidade angular (rotação), como ele faz isso é uma pergunta para outra oportunidade. Como o inversor é capaz de dizer a curva que a velocidade segue, então ele também é capaz de dizer a curva que a aceleração segue (relação entre derivada e integral).
Lembrete de notação:
velocidade angular: rad/s;
rotação: rpm = rot/min = 2*pi rad / (60 s) = (pi / 30) rad /s.
Logo rotação é um múltiplo de velocidade angular.
Verifique os links abaixo que talvez possam te ajudar a entender melhor o equipamento inversor de frequência e também a teoria da parte elétrica associada.
[1] https://www.citisystems.com.br/inversor-de-frequencia/
[2] https://www.mundodaeletrica.com.br/como-funciona-o-inversor-de-frequencia/
[3] https://www.saladaeletrica.com.br/velocidade-motor-eletrico-trifasico/