Titulaçao mudança de cor

Explique a razão pela qual ocorre a mudança de cor de amarelo para azul quando se adiciona o amido em solução, no procedimento da padronização da solução de tiossulfato de sódio. Explique porque a solução se torna límpida ao final da titulação.

->A solução de tiossulfato de sódio foi padronizada pela dissolução de KIO3 em água, adicionando um excesso de KI e acidificando com HCl. O iodo liberado consome a solução de tiossulfato para descolorir o complexo azul de amido/iodo.

Pedro Augosto
Pedro
perguntou há 1 semana

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
1 resposta
Professora Aline Couto
Respondeu há 1 semana
A solução de iodo em iodeto aquoso tem uma cor amarela intensa a castanha. U ma gota da solução de iodo 0,1 N transmite uma cor
amarela-pálida perceptível em 100 mL de água; assim, em soluções que, de outro modo sejam incolores, o iodo serve como seu próprio indicador. O teste torna-se muito mais sensível com o uso de uma
solução de amido como indicador. O amido reage com o iodo na
presença de iodeto, formando um complexo de cor azul intensa, que é visível em concentrações mínimas de iodo. A sensibilidade da reação de cor é tal que uma cor azul é visível quando a concentração de iodo é 2 x 10-5 M e a concentração de iodeto é maior do que 4 x 10-4 M a 20°C. A sensibilidade da cor decresce quando a temperatura da solução se eleva; assim, a 50°C é cerca de 10 vezes menos sensível do que a 25°C. A sensibilidade decresce com a adição de solventes como o etanol: nenhuma cor é obtida em soluções que contenham 50 por cento ou mais de etanol.

Professores particulares de Farmácia-Bioquímica

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.

Pergunte aos nossos professores