Titulaçao mudança de cor

Explique a razão pela qual ocorre a mudança de cor de amarelo para azul quando se adiciona o amido em solução, no procedimento da padronização da solução de tiossulfato de sódio. Explique porque a solução se torna límpida ao final da titulação.

->A solução de tiossulfato de sódio foi padronizada pela dissolução de KIO3 em água, adicionando um excesso de KI e acidificando com HCl. O iodo liberado consome a solução de tiossulfato para descolorir o complexo azul de amido/iodo.

Pedro Augosto
Pedro
perguntou há 2 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
1 resposta
Professora Aline Couto
Respondeu há 2 meses
A solução de iodo em iodeto aquoso tem uma cor amarela intensa a castanha. U ma gota da solução de iodo 0,1 N transmite uma cor
amarela-pálida perceptível em 100 mL de água; assim, em soluções que, de outro modo sejam incolores, o iodo serve como seu próprio indicador. O teste torna-se muito mais sensível com o uso de uma
solução de amido como indicador. O amido reage com o iodo na
presença de iodeto, formando um complexo de cor azul intensa, que é visível em concentrações mínimas de iodo. A sensibilidade da reação de cor é tal que uma cor azul é visível quando a concentração de iodo é 2 x 10-5 M e a concentração de iodeto é maior do que 4 x 10-4 M a 20°C. A sensibilidade da cor decresce quando a temperatura da solução se eleva; assim, a 50°C é cerca de 10 vezes menos sensível do que a 25°C. A sensibilidade decresce com a adição de solventes como o etanol: nenhuma cor é obtida em soluções que contenham 50 por cento ou mais de etanol.

Professores particulares de Farmácia-Bioquímica

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa