Dualismo cartesiano

Em que consiste o dualismo cartesiano? Explique se pode-se dizer que essa ideia tem referência na filosofia de Platão?

Bianca N.
Bianca
perguntou há 1 mês

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
3 respostas
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Igor M.
Respondeu há 1 mês
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida

O dualismo mente-corpo, ou dualidade mente-corpo, é uma visão na filosofia da mente de que os fenômenos mentais não são físicos ou que a mente e o corpo são distintos e separáveis. Tem referência sim uma vez que para Platão, a substância da alma não era dependente do corpo físico; ele acreditava na metempsicose, a migração da alma para um novo corpo físico

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Fabio T.
Respondeu há 1 mês

Olá,

A expressão "dualismo cartesiano" foi, ao que tudo indica, usada pela primeira vez pelo professor de filosofia francês Victor Cousin, no final do século XIX, para se referir a uma famosa tese filosófica defendida por René Descartes. A tese segundo a qual há pelo menos dois tipos de substâncias: as substâncias materiais (dotadas de extensão - basicamente, formas e dimensões espacias) e as substâncias pensantes (sem formas, tamanhos, nem dimensões, mas dotadas de capacidades cognitivas como a volição - querer ou não querer algo, aceitar ou não aceitar - e pensamento - raciocínio e intuição). Substância, nesse contexto, é um termo técnico da Filosofia, usado para se referir a qualquer coisa que exista realmente e cuja existência ou realidade possui algum tipo de autonomia ou independência para existir. Por isso, essa tese de Descartes é uma tese metafísica ou ontológica, pois refere-se à constituição da realidade. Os seres humanos, por exemplo, seriam entidades caracterizadas por um intercâmbio muito estreito entre uma substância pensante - o que chamamos de mente - e uma substância extensa - nosso corpo, incluindo o nosso cérebro.

Há, de fato, nos diálogos de Platão várias passagens célebres nas quais os personagens - sobretudo Sócrates - fazem contrastes entre a natureza do pensamento e a natureza material ou corporal. Também é fácil flagrar, nos próprios textos de Descartes, a influência das tradições platônica e neo-platônica, tradições que certamente ele estudou e sobre as quais meditou. É possível, sim, portanto, encontrar afinidades conceituais e mesmo filiações históricas entre as ideias de Descartes e de Platão.

Porém, simplesmente contrastar pensamento e matéria não configura, por si só, um compromisso com o dualismo, no sentido que Cousin usou essa palavra para se referir a Descartes. A própria maneira como Descartes contrasta a natureza das substâncias pensantes e a natureza das substâncias extensas, sempre com características mutuamente antagônicas (exceto pelo fato de serem ambas substâncias), torna difícil explicar como substâncias tão diferentes podem sequer interagir entre si. Não por acaso, esse foi um dos principais problemas metafísicos sobre o qual se debruçaram, por bastante tempo, os contemporâneos de Descartes e várias outras pessoas que se dedicaram à filosofia nos séculos XVII e XVIII.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Carlos A.
Respondeu há 1 mês

Sim .Esta referenciado na filosofia de Platão o dualismo de Descartes pois a filosofia de Platão fala da dualidade entre corpo e alma, em que o ser humano era imortal e alma e no Dualismo de Descartes temos a coexistência de um conceito religioso e filosófico que admite a coexistência de dois princípios necessários e contrários, tais como o bem e o mal, o corpo e a alma.

Professores particulares de Filosofia

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
1 avaliação
Igor está online
São Paulo / SP
Graduação: Geografia (Universidade de S. Paulo • USP)
Filosofia no Ensino Médio Filosofia - Geral Filosofia - Enem
Experiente professor intercambista da USP para inglês, espanhol e reforço escolar de ciências, matemática, história e geografia.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Igor M. Whatsapp do professor Igor M. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 4 min
6 avaliações
São Paulo / SP
Especialização: Formação Pedagógica para Educação Profissional ( Centro Paula Souza)
Filosofia - Immanuel Kant Filosofia Social Filosofia no Ensino Médio Filosofia Grega Nietzsche Filosofia - René Descartes
Professor de Computação e Administração que alia teoria com a prática buscada pelo mercado de trabalho. Vamos formar uma parceria de sucesso !
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 55 / aula
Conversar Whatsapp do professor Wendel M. Whatsapp do professor Wendel M. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 32 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa