O sofista é um diálogo de Platão do qual participam Sócrates, um estrangeiro e outros personagens. Logo no início do diálogo, Sócrates pergunta ao estrangeiro, a que método ele gostaria de recorrer para definir o que é um sofista. Sócrates: – Mas dize-nos [se] preferes desenvolver toda a tese que queres demonstrar, numa longa exposição ou empregar o método interrogativo? Estrangeiro: – Com um parceiro assim agradável e dócil, Sócrates, o método mais fácil é esse mesmo.
considerando o texto, explique os dois passos do metodo interrogativo descrito por sócrates.
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Olá. Os dois passos do método socrático são a ironia e a maiêutica. A questão está pedindo que você descreva as características de cada uma dessas etapas.
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O método interrogativo de Sócrates se denomina de elenchus (refutação ou exame crítico). Ao contrário dos sofistas, Sócrates empregava o diálogo interrogativo com seus interlocutores em vez de incorrer em uma longa exposição ou performance em 'monólogo' acerca de um assunto. Basicamente, o método conssiste em duas etapas em duas etapas: a ironia e a maieutica.
No exame interrogativo socrático, o objetivo primoridial é a definição conceitual de uma determina coisa x, em geral uma virtude ou outras qualidades morais. Em primeiro lugar, Sócrates elabora a questão 'o que é x?' a um intelorcutor com um aparente conhecimento no assunto. No Laques, por exemplo a pergunta 'o que é a coragem' é dirigida a um general que oferece uma série de exemplos de atos corajosos da opinião corrente sem conseguir dar uma definição do que caracteriza a 'coragem' em si mesma. Nessas ocasiões, Sócrates revela as inconsistências do suposto 'saber' do especialista e, ao mesmo tempo, alega ignorância sobre o assunto de forma 'irônica' ou 'fingindo ignorar'. Ao final desse processo, o resultado é o reconhecimento da ignorância do interlocutor. Em seguida, inicia-se a maiêutica, isto é, um processo de 'parto de ideias' do próprio interlocutor. Durante tal estágio, o interlocutor reconhecendo a ignorância está preparado para uma busca o 'conhecimento' da definição para além das 'opiniões correntes' a partir de sua própria reflexão crítica. Ao final, o processo pode culminar em um tipo de aporia, isto é, um impasse acerca das definições oferecidas pelo interlocutor. Por essa razão, os primeiros diálogos platônicos marcados pelo método interrogativo socrático são denominados de 'aporéticos'.
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