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Olá Lucas, tudo bem? Não acredito que há um movimento filosófico estrito nesta divisão. Talvez o romantismo alemão por um lado e o positivismo lógico por outro estejam no centro dessa cisão, mas enxergar o grupo social que foi favorecido é analisar esta divisão. Há um texto do filósofo Habermas sobre isso. Ele traça uma linha da história da filosofia. O entendimento de que a modernidade deu origem ao pensamento contemporâneo não está limitado ao iluminismo (que aliás, há o iluminismo italiano, alemão, francês, inglês).
Esse pensamento surge, segundo o filósofo, com a crise da modernidade. O que é isso? A transformação rápida na realidade e nas ideias, ciência, tecnologia, nos séculos XIX até o início do século XX. Outros fatores corroboraram para isso, como acontecimentos terríveis que levaram o homem a rever sua visão sobre si e sobre o mundo. O que relativizou as verdades antes indubitáveis pela religião, ou mesmo pela metafísica. O papel da filosofia, na contemporaneidade se inverte. Isso por duas vias: numa escola - a analítica - demonstra um apego à ciência e lógica como fonte para as respostas epistemológicas e ontológicas; a outra escola - a continental - busca na sociologia, literatura, estética, política e outras fontes alternativas, questionar e desconstruir as verdades. Esse sistema se segue ainda hoje, e poucos filósofos tentaram conciliar ambas escolas.
Há um filósofo que afirma que, no século XX, há que se decidir entre Aristóteles ou Nietzsche.
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Abço,
Wagner
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