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Para Descartes, a dúvida apresenta-se como um procedimento de método, como uma maneira de se empreender a busca pela verdade, de se trilhar o caminho na direção da verdade. Segundo esse filósofo, no caminho da busca pela verdade apenas aquilo que resista ao procedimento da dúvida mais radical ou mais profunda pode ser aceito de fato como algo verdadeiro. Assim, qualquer conhecimento, ideia, fato ou opinião deve ser submetido ao que ele denomina "dúvida metódica", um exame crítico ou instrumento intelectual utilizado com a finalidade de estabelecer a validade e efetuar o controle de tudo aquilo que se apresente ao nosso pensamento como algo que se pretenda verdadeiro.
Numa palavra, se posso duvidar de algo, para Descartes essa possibilidade de dúvida já é o suficiente para que esse algo seja considerado falso. Assim, apenas o que resista ao procedimento da dúvida radical poderá ser garantido como algo certo e portanto verdadeiro. Nesse sentido, podemos dizer que é apenas através da dúvida que, segundo Descartes, alcançamos a certeza e, portanto, realizamos a descoberta da verdade. Nesse sentido, a dúvida encontra-se associada àquilo que é falso, assim como a certeza está relacionada com aquilo que é verdadeiro.
Resumindo, podemos dizer que, em Descartes, a certeza proveniente daquilo de que é impossível duvidar apresenta-se como a marca da verdade. Para esse filósofo, certeza e verdade são inseparáveis.
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