Olá Fagner,
Esse é um tema que rende assunto para uma revista inteira porém você deseja apenas um resumo. Então, vamos lá.
O experimento desempenha um papel fundamental nas ciências e não seria diferente na Física. Todos os livros sabem, todos os professores também que Física é uma ciência essencialmente experimental. Isso significa que deveríamos nos focar, nos centrar nos experimentos. Porém não é exatamente o que ocorre.
Muitos alunos relatam que Física não serve para nada ou que estudam Física mas ela só serve para resolver questões de livros e vestibulares e nada além disso. Essa visão vem do fato de que esses alunos nunca tiveram contato com a visão experimental da Física. O professor desses alunos provavelmente nunca trabalhou algum tipo de experimento em sala de aula para ficar evidente que a Física não existe só no mundo dos livros como muitos pensam, e sim existe no mundo real.
Eu entendo que é de fundamental importância se fazer experimentos em sala de aula para justamente derrubar esse tipo de visão que existe em relação a Física. Agora vem a segunda pergunta que você fez. Será que os professores estão preparados para isso?
A minha resposta pessoal para isso é não. Infelizmente, na universidade também não se trabalha muito com essa parte experimental de tal forma que os recém formados em Física saem sem dar muita bola para essa questão e tendem a repetir o ensino mais teórico da Física.
Existem várias explicações e razões para não ensinarem essa parte do laboratório e experimentos na sala de aula, como falta de material, falta de espaço próprio na escola, fazer os alunos pontuarem no ENEM é muito mais importante do que eles entenderem bem o conteúdo(essa é a visão da maioria), enfim são várias porém considero que a maior razão de todas para essa falta de experimentos em sala de aula é culpa da má formação, preguiça, despreparo da maioria dos professores.
Espero ter ajudado e continuo disponível para mais dúvidas!
Forte abraço!