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De acordo com a equação Torque = I * alfa, onde I é o momento de inércia e alfa a aceleração angular, o torque é determinante para que haja rotação (neste caso, do parafuso em relação ao seu eixo, tanto para apertar quanto para folgar o parafuso).
De nada vale uma força efetiva alta, sem um braço de alavanca longo o suficiente para provocar rotação. Um exemplo prático é quando abrimos uma porta. Se aplicarmos força na dobradiça, não a abriremos, pois não há braço de alavanca. Já se tentarmos abrir a porta por um ponto afastado da maçaneta, a força necessária é alta, pois o braço de alavanca é pequeno; já se usarmos a maçaneta, o braço de alavanca será bem grande, necessitando uma força menor.
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Olá Roni
No caso a grandeza física Torque, ou momento de força, é a responsável pela situação. Ao girar um parafuso, estamos aplicando um torque sobre as extremidades dele, para que gire em torno de um eixo, no caso seu centro.
As peças automotivas vem de fábrica com o torque necessário para o correto aperto, nos manuais mecânicos tema relação de cada parte e o troque necessário para o correto aperto, se for acima do exigido, podemos estragar a peça, se for abaixo, a peça pode se soltar durante o uso. Não faz sentido as especificações virem escritas na quantidade de força que se deve fazer sobre o parafuso, ou nunca se sabe o braço da ferramente que se está fazendo uso, por isso é usado o torque, sendo esse o responsável pelo aperto da peça é justo utilizado comom referência para o correto uso.
Há ferramentas chamadas torquómetros, as quais medem o torque aplicado sobre o parafuso, para que o usuário não ultrapasse o valor exigido.
Att
Prof. FLávio
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