Transmissão de energia

Física Ensino Médio Física I Eletricidade

Na transmissão de energia elétrica das usinas até os pontos de utilização, não bastam fios e postes. Toda a rede de distribuição depende fundamentalmente dos transformadores, que ora elevam a tensão, ora a rebaixam. Nesse sobe-e-desce, os transformadores não só resolvem um problema econômico, como melhoram a eficiência do processo. O esquema a seguir representa esquematicamente um transformador ideal, composto por dois enrolamentos (primário e secundário) de fios envoltos nos braços de um quadro metálico (núcleo), e a relação entre as voltagens no primário e no secundário é dada por Vp/Vs = Np/Ns. Em relação ao exposto, quais são as afirmativas verdadeira.

(  ) O princípio básico de funcionamento de um transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética: quando um circuito fechado é submetido a um campo magnético variável, aparece no circuito uma corrente elétrica cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético.

(  ) No transformador, pequenas intensidades de corrente no primário podem criar grandes intensidades de fluxo magnético, o que ocasionará uma indução eletromagnética e o aparecimento de uma voltagem no secundário.

(  ) O transformador apresentado pode ser um transformador de elevação de tensão. Se ligarmos uma bateria de automóvel de 12 V em seu primário (com 48 voltas), iremos obter uma tensão de 220 V em seu secundário (com 880 voltas).

(  ) Podemos usar o transformador invertido, ou seja, se o ligarmos a uma tomada em nossa residência (de corrente alternada) e aplicarmos uma tensão de 220 V em seu secundário (com 1000 voltas), obteremos uma tensão de 110 V no seu primário (com 500 voltas).

(  ) Ao acoplarmos um transformador a uma tomada e a um aparelho elétrico, como não há contato elétrico entre os fios dos enrolamentos primário e secundário, o que impossibilita a passagem da corrente elétrica entre eles, não haverá transformação dos valores da corrente elétrica, somente da tensão. 32)O fluxo magnético criado pelo campo magnético que aparece quando o transformador é ligado depende da área da secção reta do núcleo metálico.

Foto de Marcos G.
Marcos perguntou há 5 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Joelmir A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Prezado Marcos, tudo bem? Essa questão não está com o esquema para que possamos te ajudar. O recurso mais adequado seria você solicitar ajuda através de uma tarefa postada. Estou à disposição para te ajudar com essa questão, caso queira. A primeira aula é gratuita. Meu WhatsApp é (82) 98177-2287

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Phillipe R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Bom dia Marcos! Tinha resolvido já essa questão para a clara, veja se fica alguma dúvida ainda: 1) está correta pois é exatamente o principio de indução eletromagnética que explica o funcionamento dos transformadores. 2) Complicada essa. A afirmação pode ser verdadeira se o enunciado estiver falando de corrente alternada. Mas eu colocaria como Falsa, em virtude da afirmação não ter explicitado que é corrente alternada e em virtude do fato de ter colocado a intensidade de fluxo magnético como indutor, sendo que na verdade é a variação de fluxo (a intensidade não importa) 4) verdadeira. Se voce jogar na fórmula da relação de transformação: V2/V1 = N2/N1 Vai ver que está correto. E como N2 >N1 de fato trata-se de um elevador de tensão (tensão maior no secundario) 8) Também está correta. Basta colocar os valores na fórmula que indiquei acima. A diferença é que estaríamos usando o transformador para diminuir a tensão (N1 > N2) 16) Falso, a corrente também sofre alteração, porém para chegar nos valores de corrente, precisaríamos aplicar a Lei de ohm em cada um dos enrolamentos 32) complicado também esse item. Mas na minha visão está correto. Uma vez ligado o transformador, por conta da imediata variação de corrente vai surgir um campo magnético induzido no secundário. O fluxo desse campo magnético vai depender do próprio campo magnético no secundário (ou seja, da variação do fluxo magnético no primario) e da área de secção transversal do núcleo do transformador (pois fluxo = campo*area*costheta).

Professores particulares de Física

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 70 / h
Marcos T.
Iguaba Grande / RJ
Marcos T.
5,0 (83 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 848 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Lei de Faraday Dilatação Física - Pré vestibular
Graduação: Engenharia Civil (UNIESP)
Mais de 2000 horas de aulas on-line ministradas. Inúmeras aprovações em concursos militares e vestibulares. Meu objetivo é seu entendimento.
R$ 55 / h
Marcos F.
Rio de Janeiro / RJ
Marcos F.
4,9 (1.327 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.677 horas de aula
Tarefas resolvidas 1.573 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Reforço Escolar em Física Calorimetria - Física Física para Ensino Fundamental
Graduação: Intercâmbio Internacional e Graduação Sanduíche (Miami University)
Professor de matemática, física e química com 10 anos de experiência! Vem aprender comigo!