Bom dia, os seguintes problemas não estou conseguindo resolver, podem me ajudar por favor??
1. Para testar os travões, uma bicicleta foi colocada com as rodas para o ar e a roda foi posta a rodar livremente, como mostra a figura. Foi medido o tempo que a roda demorou a dar 10 voltas, obtendo-se o valor de 7,2s (admita que nesse intervalo a velocidade angular ? permanece constante). Imediatamente a seguir, aplicaram-se os travões e a roda demorou 3,4 s até parar completamente. A figura mostra a força de atrito F entre os calços e o aro, que é tangente ao aro e aplicada a uma distância de 27.1 cm do eixo da roda.
(a) Admitindo que a força F é constante, a aceleração angular que ela produz também será constante; calcule essa aceleração angular.
(b) Calcule o número de voltas efetuadas pela roda durante o tempo em que os travões atuaram.
(c) Sabendo que o momento de inércia da roda, em relação ao seu centro, é igual a 0,122 kg·m2, calcule o módulo da força F.
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Boa noite, Letícia!
Primeiro encontramos a velocidade angular:
w = delta theta / delta t
w = 20pi rad / 7,2s = 7200° / 7,2s
w = 1000°/s
a) calculando a aceleração angular:
a = delta w / delta t
a = (0 - 1000) / 3,4 = - 294,12° / s²
b) calculando o número de voltas, com a equação de Torricelli:
v²= vo² + 2*a*delta s
w²= wo² + 2*a*delta theta
0 = 1000² - 2*294,12*delta theta
delta theta = 1000² / 2*294,14
delta theta = 1700°
n° de voltas = 1700°/360° = 4,722 voltas
Resposta = 4 voltas completas e 72,2% da quinta volta.
c) sabendo que o momento em relação a um ponto é proporcional à força aplicada x distância:
M = F*d
0,122 (dado) = F*0,27
F = 0,122 / 0,27
F = 0,452 N
Um abraço! Não hesite em entrar em contato caso restem dúvidas!
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Dados da questão:
d=0,271m
T=720 s ou t(tempo de 1 volta)=0,72 . Esses dois tempos
resultam no mesmo valor (módulo) da velocidade angular.
td = 3,4 s- tempo da desaceleração
I=0,122 kg.m²
d=0,271 m
T=720 s ou t(tempo de volta)=0,72 s . Esses dois tempos,
resultam no mesmo valor (módulo) da velocodade angular.
td = 3,4 s- tempo da desaceleração
I=0,122 kg.m²
a) A velocidade angular ômega(w) é dada por:
w=2pi/t=2pi/0,72 = 2,78pi rad/s. Note que:
w=20pi/T=20pi/720 = 2,78pi rad/s. Mesmo valor obtido de duas formas diferentes.
A aceleração angular A, pode ser calculada assim,
A=(0-w)/(td-0)=(0-2,78pi)/(3,4 -0)=-0,82pi rad/s²
A = -0,82pi rad/s².
b) Usar Torricelli: w²=w²0-2AD , onde
w0 é a velocidade angular no início da frenagem calculada anteriormente, 2,78pi rad/s;
w é velocidade angular no final da frenagem que é 0 rad/s.
D dará o número de giros da roda após o acionamento dos freios.
Desse modo, usando o módulo de A, pois, D é uma grandeza positiva, neste caso:
D=w²0/2|A|=(2,78pi)²/(2*0,82pi)=(7,73/1,64)pi rad=4,71pi rad.
1 volta ------ 2pi
n voltas ----- 4,71pi n=(4,71pi/2pi)=2,36 voltas
D=4,71pi rad=2,36 voltas
c) De acordo com a dinâmica rotacional:
|M|=|F|.d onde M é o momento da Força F(torque), em N.m
d é a distância (braço), em m, entre a linha de ação da força e o pólo, que é o ponto fixo,
em nosso caso, o eixo. Este mesmo torque pode ser calculado por(em módulo)
|M|=IA, onde I é o momento de inércia(dado) e A a aceleração angular, calculada no item a)
Assim, usando as duas equações do torque, temos,
IA=|F|d ------> |F|=(I/d)A=(0,122/0,271)(-0,82pi ), aqui usamos o sinal negativo de A, uma vez
que ele indica que a força é contrária ao movimento. Adotando pi=3,14, resulta em
|F|= -1,16 N.
A outra resolução está errada. O professor calculou errado a
velocidade angular, que vale 500º/s . É mais complicado trabalhar em graus, particularmente
no item c), no cálculo do módulo da força, será necessário converter a unidade da aceleração angular
para que o força seja em N. Isso é feito do seguinte modo: |F|=(I/d)(A/180).pi.
Outro erro foi confundir I, o momento de inércia, com o torque. São grandezas diferentes. O torque(momento de força)
é uma grandeza vetorial e o momento de inércia é uma grandeza escalar. É isso!
É isso!!
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