Uma questão de trabalho não consigo resolver

Física Cinemática Mecânica Resolução de Exercícios

Bom dia, os seguintes problemas não estou conseguindo resolver, podem me ajudar por favor??

1. Para testar os travões, uma bicicleta foi colocada com as rodas para o ar e a roda foi posta a rodar livremente, como mostra a figura. Foi medido o tempo que a roda demorou a dar 10 voltas, obtendo-se o valor de 7,2s (admita que nesse intervalo a velocidade angular ? permanece constante). Imediatamente a seguir, aplicaram-se os travões e a roda demorou 3,4 s até parar completamente. A figura mostra a força de atrito F entre os calços e o aro, que é tangente ao aro e aplicada a uma distância de 27.1 cm do eixo da roda.

(a) Admitindo que a força F é constante, a aceleração angular que ela produz também será constante; calcule essa aceleração angular.

(b) Calcule o número de voltas efetuadas pela roda durante o tempo em que os travões atuaram.

(c) Sabendo que o momento de inércia da roda, em relação ao seu centro, é igual a 0,122 kg·m2, calcule o módulo da força F.

 

Foto de Letícia B.
Letícia perguntou há 4 anos

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Professor Gabriel D.
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Respondeu há 4 anos

Boa noite, Letícia!

 

Primeiro encontramos a velocidade angular:

 

w = delta theta / delta t

w = 20pi rad / 7,2s = 7200° / 7,2s

w = 1000°/s

 

a) calculando a aceleração angular:

 

a = delta w / delta t

a = (0 - 1000) / 3,4 = - 294,12° / s²

 

b) calculando o número de voltas, com a equação de Torricelli:

 

v²= vo² + 2*a*delta s

w²= wo² + 2*a*delta theta

0 = 1000² - 2*294,12*delta theta

delta theta = 1000² / 2*294,14

delta theta = 1700°

 

n° de voltas = 1700°/360° = 4,722 voltas

Resposta = 4 voltas completas e 72,2% da quinta volta.

 

c) sabendo que o momento em relação a um ponto é proporcional à força aplicada x distância:

 

M = F*d

0,122 (dado) = F*0,27

F = 0,122 / 0,27

F = 0,452 N

 

Um abraço! Não hesite em entrar em contato caso restem dúvidas!

 

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Professor Luiz M.
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Respondeu há 4 anos

Dados da questão:

d=0,271m

T=720 s ou t(tempo de 1 volta)=0,72 . Esses dois tempos

resultam no mesmo valor (módulo) da velocidade angular.

td = 3,4 s- tempo da desaceleração

I=0,122 kg.m²

d=0,271 m

T=720 s ou t(tempo de volta)=0,72 s . Esses dois tempos,

resultam no mesmo valor (módulo) da velocodade angular.

td = 3,4 s- tempo da desaceleração

I=0,122 kg.m²

a) A velocidade angular ômega(w) é dada por:

w=2pi/t=2pi/0,72 = 2,78pi rad/s. Note que:

w=20pi/T=20pi/720  = 2,78pi rad/s. Mesmo valor obtido de duas formas diferentes.

A aceleração angular A, pode ser calculada  assim,

A=(0-w)/(td-0)=(0-2,78pi)/(3,4 -0)=-0,82pi rad/s²

A = -0,82pi rad/s².

b) Usar Torricelli: w²=w²0-2AD , onde

w0 é a velocidade angular no início da frenagem calculada anteriormente, 2,78pi rad/s;

w é velocidade angular no final da frenagem que é 0 rad/s.

D dará o número de giros da roda após o acionamento dos freios.

Desse modo, usando o módulo de A, pois, D é uma grandeza positiva, neste caso:

D=w²0/2|A|=(2,78pi)²/(2*0,82pi)=(7,73/1,64)pi rad=4,71pi rad.

1 volta ------ 2pi

n voltas ----- 4,71pi   n=(4,71pi/2pi)=2,36 voltas

D=4,71pi rad=2,36 voltas

c) De acordo com a dinâmica rotacional:

|M|=|F|.d onde M é o momento da Força F(torque), em N.m

d é a distância (braço), em m, entre a linha de ação da força e o pólo, que é o ponto fixo,

em nosso caso, o eixo. Este mesmo torque pode ser calculado por(em módulo)

|M|=IA, onde I é o momento de inércia(dado) e A a aceleração angular, calculada no item a)

Assim, usando as duas equações do torque, temos,

IA=|F|d ------> |F|=(I/d)A=(0,122/0,271)(-0,82pi ), aqui usamos o sinal negativo de A, uma vez

que ele indica que a força é contrária ao movimento. Adotando pi=3,14, resulta em

|F|= -1,16 N.

A outra resolução está errada. O professor calculou errado a

velocidade angular, que vale 500º/s . É mais complicado trabalhar em graus, particularmente

no item c), no cálculo do módulo da força, será necessário converter a unidade da aceleração angular

para que o força seja em N. Isso é feito do seguinte modo: |F|=(I/d)(A/180).pi.

Outro erro foi confundir I, o momento de inércia, com o torque. São grandezas diferentes. O torque(momento de força)

é uma grandeza vetorial e  o momento de inércia é uma grandeza escalar. É isso!

É isso!!

 

 

 

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