3 questões de artes

História da Arte Pop Art

01) A respeito da Pop Art, assinale o que for correto. 

01) Os pintores espanhóis Salvador Dali e Pablo Picasso foram representantes significativos da pop art na Europa Ocidental.

02) Os trabalhos de Andy Warhol que se pautavam em padronizar, industrializar e moldar faziam referência ao sistema de consumo americano.

04) Em vários aspectos, tanto por sua inserção na época quanto pelas temáticas que abordou, o movimento estético conhecido como Tropicalismo pode ser considerado uma expressão brasileira da pop art.  

08) A Pop Art faz o movimento contrário ao dá Indústria Cultural, enquanto esta pega elementos da arte e transforma em mercadoria. A Pop Art pega mercadorias e transforma em Arte.

16) A Pop Art ao fazer referência aos astros do pop se colocava como uma arte da elite.

02) Sobre os artistas da Pop Art, assinale o que considerar CORRETO:

01) Importante representante da Pop art, Lichtenstein buscava o efeito da perfeição na arte por meios quase mecânicos.  Suas pinturas parecem ampliações de imagens retiradas de histórias em quadrinhos, muito populares naquela época.

02) Andy Warhol começou seus trabalhos se apropriando de objetos encontrados nas prateleiras dos supermercados como latas de sopa, sabão em pó e refrigerante.

04) A Pop Art recebe esse nome por ser um movimento artístico que se distancia da discussão da Indústria cultural do período e passa a assumir, de forma mais otimista e alienada, os valores da cultura popular.

08) A colagem O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes?  de Richard Hamilton, busca por meio da reunião de elementos do cotidiano questionar a nova maneira de consumo. 

16) Os artistas se propunham a criticar a sociedade de consumo e a massificação da cultura, incorporando às suas temáticas, de forma irônica e bem-humorada, os valores e ideais dessa sociedade.

03) Sobre o fazer artístico na Pop Art, assinale as alternativas corretas.

01) O desenvolvimento dos meios de cópia e de reprodução gerou uma divisão que passou a considerar as obras tradicionais feitas à mão como a verdadeira arte, e as produzidas por máquinas, por sua vez, serem questionadas de seu real valor.

02) A Pop Art utilizou recursos expressivos comuns aos meios de comunicação de massa e fazia referência frequente aos produtos industrializados, rompendo as barreiras entre a arte e a cena urbana diária.  

04) Técnicas como serigrafia e colagem são amplamente utilizadas na Pop Art.

08) A plástica do movimento, própria da Pop Art, possibilita um envolvimento    verdadeiramente dinâmico entre o observador e a obra de arte, pois esta aparenta formar um novo conjunto pictórico, à medida que o observador se movimenta.

16) Criado por volta de 1960 nos Estados Unidos, a Pop Art utilizou com recurso recursos as imagens de artistas, as embalagens de produtos industrializados e as estrelas do cinema. Sua arte se tornou um forte instrumento aliado à alienação e ao obsessivo consumismo gerado pelo Capitalismo Industrial.

 

Foto de Rafael S.
Rafael perguntou há 2 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Gabriela C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano

Bom, Andy Warhol é a principal referência do pop art e segundo os meus conhecimentos acredito que as alternativas que mais fazem sentido são 02, 02, 02. Mas acho que é interessante que você busque artigos sobre o tema pois o pop art foi bastante significativo e transformador para a história da arte e o fazer artístico.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Douglas M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 meses

01) A respeito da Pop Art, assinale o que for correto. 

01) Os pintores espanhóis Salvador Dali e Pablo Picasso foram representantes significativos da pop art na Europa Ocidental.

Ambos os pintores nasceram bem antes do surgimento da Pop-Art e suas preocupações estéticas e política eram bem diferentes daquelas dos anos 60. Picasso (1881-1973) tem sua obra ligada a criação do Cubismo, junto com o artista francês Braque, e ambos realizaram uma enorme revolução na compreensão e no entendimento da pintura. A obra Mademoiselle a'Vignon (1907) de Picasso é esse momento crucial em que a pintura rompe de maneira definitiva com a tradição, ali as figuras femininas são representadas de maneira distorcida, quase caricatas, em que rostos são máscaras, apresentando ângulos abruptos e com olhos vazados. Os corpos, por sua vez, não respeitam a anatômia clássica, pelo contrário, são mal construídos e contorcidos em poses inusitadas. Essa descontrução das imagens vai ao longo do início do século XX  se radicalizando, ao ponto que o passo seguinte seria a abstração total. Por sinal, Picasso nunca aceitou caminhar pela abstração, de qualquer forma, a preocupação de Picasso e de Braque era levar ao limite a pintura, acentuando sua bidiomensionalidade,  o uso de cores não naturalistas (Van Gogh?), propocionar objetos mulfacetados, a apresentação, prosital, canhestra e mal acabada da obra. Vale resaltar o caráter construtivo, entender, racional.

Salvador Dali (1904-1989) tem como influência o Surrealismo francês, que por sua vez, tem na obra de Freud, mas principalmente,  n'A Interpretação dos Sonhos (1900) a compreensão de que a mente humana é operada pelas forças do ID, o Inconsciente, do que pela razão. Isso é bastante singular uma vez que a Primeira Guerra Mundial mostrou os horrores da guerra de massa e tecnológica. Cabia, portanto, aos artistas explorarem o inconsciente mostrando  ou apontando toda a incogruência das sociedades capitalistas avançadas no seu salto para o abismo da destruição, mais, a psicanálise deu um instrumento poderoso aos artistas de explorarem um mundo ainda muito pouco conhecido da Pulsões. Salvador vai beber dessa fonte, mas, o que é interessante, será por ele matizado em seus quadros. Ele não rompe com a tradição, afinal ele se utiliza da perspectiva renascentista, do glacis, ou seja, ele dá um acabamento clássico, respeitanto o claro e escuro, o acabamento por veladura, assim por diante. O fatura é clássica. Mas ele constrói as representações em espaços oniricos, fantasiosos, em que objetos são distorcidos ao limite, como o famoso relógio em ' A Persistência da Memória' (1931). Talvez esteja ai o apego popular pela obra de Dalí, a mistura entre o clássico, o passado, e o presente, surrealismo e a psicanálise.

O Pop-Arte nasce na Inglaterra nos anos 50, mas terá uma reverberação gigantesca nos USA e, portanto, no mundo, com e pricipalmente, Andy Warhol e suas serigrafias de figuras, como as estrelas do cinema e do esporte, mas não só. As figuras reproduzidas em série, como a imagem do rosto de Marilyn Monroe (1962) são comparadas aos produtos industriais (Sabão em Pó), pois são distituídas de seus significados singulares, o que conta é o seu valor de troca como mais um objeto de massa, na prateleira! E assim, passam a ser, mais um entre outros objetos, consumidos acriticamente. São palatáveis ao gosto médio do consumidor enredado num mundo da oferta e da procura. A obra, portanto, tem um caráter, mesmo que o artista diga que sua intenção nunca foi essa, de denúncia das sociedades afluentes do Ocidente capitalista, ou, podemos colocar em outros termos, uma reflexão sobre o que é arte e o que é produto industrial.

P.S.: O texto acima é uma contribuição, singela, à discussão.

 

 

Professores particulares de História da Arte

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 40 / h
Gabriela C.
Aracaju / SE
Gabriela C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História da Arte no Ensino Médio História da Arte - História da Arte História da Arte para ENEM
Professora de redação para enem! Professora de arte! Ensino o que você precisa saber para fazer uma boa redação do enem e também ensino arte!
R$ 80 / h
Douglas M.
São Paulo / SP
Douglas M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Teoria da Arte
Especialização: Museus de Arte (MAC - Museu de Arte da USP)
Tenho experiência em serviço educativo e em monitoria em espaços culturais por mais de dez anos, com foco na arte brasileira.
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online