01) No contexto da reconstrução urbana e das transformações econômico-sociais, ocorridas após a Segunda Guerra Mundial, surgiram, ou ao menos ganharam o reconhecimento do grande público, dois importantes movimentos artísticos antes insipientes. Acerca desses dois modos de expressão artística, assinale o que for correto.
a) A Pop Art utilizava recursos expressivos comuns aos meios de comunicação de massa e fazia referência frequente aos produtos industrializados, rompendo as barreiras entre a arte e a cena urbana diária.
b) Em suas obras, o pintor Roy Lichtenstein fazia uso do pontilhismo, apresentando telas com uma grande profusão de cores e com nuances de tons só tornados possíveis pelos novos pigmentos industrializados.
c) O cubismo, ao fragmentar as imagens, utilizar cores primárias e abordar temas violentos, surgiu como uma resposta aos horrores da guerra, buscando mantê-los vivos na memória coletiva.
d) O realismo socialista, objetivando divulgar os ideais da revolução socialista na União Soviética, produziu uma grande quantidade de cartazes de propaganda que proclamavam as vantagens do socialismo sobre o capitalismo.
e) O fato de o artista tirar um objeto da sua função original, atribuindo-lhe em seguida um novo significado faz com que em arte isso receba o nome de assemblage.
02) Sobre o fazer artístico na Pop Art, assinale a alternativa correta.
a) A plástica do movimento, própria da Pop Art, possibilita um envolvimento verdadeiramente dinâmico entre o observador e a obra de arte, pois esta aparenta formar um novo conjunto pictórico, à medida que o observador se movimenta.
b) A Pop Art ao fazer referência aos astros do pop se colocava como uma arte da elite.
c) se propunham a criticar a sociedade de consumo e a massificação da cultura, incorporando às suas temáticas, de forma irônica e bem-humorada, os valores e ideais dessa sociedade.
d) Criado por volta de 1960 nos Estados Unidos, a Pop Art utilizou com recurso recursos as imagens de artistas, as embalagens de produtos industrializados e as estrelas do cinema. Sua arte se tornou um forte instrumento aliado à alienação e ao obsessivo consumismo gerado pelo Capitalismo Industrial.
e) A Pop Art recebe esse nome por ser um movimento artístico que se distancia da discussão da Indústria cultural do período e passa a assumir, de forma mais otimista e alienada, os valores da cultura popular.
03) “O artista utiliza a si próprio como suporte para expressar suas ideias. O corpo é encarado em sua materialidade (sangue, suor, química e física do corpo), como um vasto campo de possibilidades criativas.” Esta definição pertence a qual dessas maneiras de se fazer arte?
a) Pop Art
b) Performance
c) Happening
d) Op Art
e) Body
04) No que se refere à arte conceitual e contemporânea pensando nos limites da arte, assinale a opção correta.
a) o uso de materiais alternativos, como tevês velhas e novas, rádios e outros equipamentos, para construir uma escultura não se encaixa em nenhum tipo de arte.
b) a performance é um trabalho em que o artista, usando o seu corpo ou a sua voz, pode criar uma cena, dançar, pintar ou criar alguma coisa ao vivo diante do público.
c) uma obra é classificada como arte conceitual quando está concluída, não sendo o seu processo de construção considerado.
d) um evento montado dentro de um museu em que o artista utiliza materiais como terra e moveis para criar sua obra é considerado arte ambiental.
e) manutenção da maneira clássica de se fazer arte, usando a tela como principal meio.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
Letras:
1- a
2-d
3-e
4- a
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.