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escolhida pelo autor da dúvida
Olá Mymyh.
A obra dele superou os limites do pensamento da época e influencia até os dias atuais. A partir de seu entendimento, evidenciou o valor do conhecimento não só no campo religioso, mas em outras áreas, já que defendia a ideia de que o cristão -ele foi um dos ideólogos do Catolicismo- não deveria ser um ser ignorante, pois a razão ajudava a fé, e levava o homem ao conhecimento, atitudes, práticas e uma maior compreensão e vivência da sua fé. Assim, indiretamente ajudou a separação entre a Religião e a Ciência.
Teorizou sobre a ligação existente entre a Iluminação Divina e a busca de D'US pela inteligência. Em seus escritos, ele apresenta que todo indivíduo busca a aproximação a D'US, pois, Ele é o caminho para a verdade, essa verdade é o próprio D'US. Porém, defendia que a inteligência iluminada é o que concedia ao homem conhecer, o que não exclui uma separação entre fé e razão. Em contrapartida, fica claro no pensamento agostiniano, a afirmação de que a razão, quando privada da luz procedente de Deus, encontra-se incompleta, presa na sua própria limitação. Assim, Deus faz com que o busque para que se torne completo, iluminando a mente humana.
Deixando o pressuposto do espírito: o viver, o existir e o pensar, o homem ao ter uma característica única por ser intelectivo, entende que existem verdades eternas e imutáveis, que levam ao homem transcender o sensível, o que se
manifesta na vivência do absoluto. No anseio de busca pela verdade e sabedoria para se chegar a uma vida feliz.
A relação entre a Iluminação Divina e o conhecimento humano em Santo Agostinho é notória. Para ele, a Iluminação se integra com a Trindade, e a Trindade sendo D'US, é Ele próprio que atua sobre a natureza humana, e a faz buscar sua
plenitude.
A teoria da Iluminação Divina de Agostinho nos faz pensar que a verdade não está nem nas coisas externas, nem na razão humana. A verdade é o próprio D'US que ilumina as mentes e habilita a ver e discernir o que é correto. Nas palavras do próprio autor, “Daí se conclui que, sem um sujeito conhecedor, nada pode haver de verdadeiro” (AGOSTINHO, 1998, p.75). Portanto, o conhecimento é o efeito tanto dos nossos olhos interiores, bem como da própria aparição da verdade de D'US.
Ele influenciou sobremaneira a forma que se ensina até o presente tempo, considerando que a proposta educativa agostiniana não se limitou a seu tempo, marcando o magistério da Igreja Católica, pode-se encontrar nos dias atuais os exemplos dessa continuidade, com relação aos assuntos de ordem moral e éticos que até então marcam o processo formativo no presente momento.
Bons estudos !
REFERÊNCIA:
Disponível em http://www.dfe.uem.br/TCC-2015/Sther_Maria_da_Silva.pdf. Acessado em 19/05/18.