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História História do Brasil Ensino Médio

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Cartazes, como o acima, registram algumas das características da escravidão na sociedade brasileira, durante o século XIX. Com base nas informações contidas no documento e no seu conhecimento acerca da escravidão, assinale a alternativa correta.

 

ESCOLHA APENAS UMA ALTERNATIVA CORRETA:
 
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Jonathan perguntou há 4 anos

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Professora Elene B.
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Respondeu há 4 anos

Letra C. C. Os escravos especializados em algum ofício não usufruíam de melhores condições de trabalho; viviam, nas cidades, como homens livres, e evitavam fugas ou revoltas.

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Professora Silvana S.
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Respondeu há 4 anos


A) Os escravos especializados em algum ofício usufruíam de melhores condições de trabalho; viviam, nas cidades, como homens livres, e evitavam fugas ou revoltas.

Falso. Como esse anúncio demonstra, embora tivesse alguns privilégios, o escravo representado havia fugido.


B) O costume de andar calçado era um símbolo de status social que permitia estabelecer critérios de distinção entre trabalhadores libertos (forros) e escravos.

Correto. Andar calçado significava, naquele contexto, ser livre ou escravo e essa distinção servia também para trabalhadores que haviam recebido ou comprado sua alforria.


C) A identificação do escravo como “crioulo” apontava para sua condição de nascido no Brasil, distinguindo-o, do “africano”, o recém-chegado, trazido pelo tráfico.

Correto. O crioulo era o negro nascido no Brasil e escravizado por conta de sua ascendência.


D) As diferenças entre escravos e “forros”, isto é, cativos que haviam conseguido sua alforria, em áreas urbanas, eram pouco expressivas em termos de matizes raciais.

Correto. Não havia como diferenciar um negro escravizado de um negro alforriado apenas por conta de sua presença no espaço urbano.

 

E) As fugas de escravos, a despeito de sua recorrência, eram compreendidas pelos proprietários como a perda de um bem constituído, o que justificava o pagamento de recompensa pela captura.

Correto. Os escravos eram considerados propriedades e, por isso, cada fuga significava um prejuízo.

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Tenho experiência de 17 anos em docência. Sou professora de psicologia, filosofia, sociologia, história, neurociência e psicologia aplicada,