Política brasileira (unit/2015 - q. 60)

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Por todo o mundo, variadas democracias vêm
assistindo, nas últimas décadas, a um processo
de transformação da natureza e da forma das
campanhas eleitorais e das estratégias de
comunicação política de candidatos e governos.
[...].
Uma das marcas desse modelo é a valorização
da figura do candidato ou do governante em
detrimento do partido político ou do governo. [...]
O autor norte-americano Martin Wattenberg
designa esse fenômeno como a “ascensão da
política centrada nos candidatos”.
Em resumo, ele sustenta que, quando a opinião
pública tende à neutralidade sobre os partidos, é
o candidato quem polariza o debate. A perda de
referenciais ideológicos dos partidos ajudou a
deslocar o eixo da discussão para as supostas
qualidades dos candidatos e para fatores de curto
prazo. Competência, integridade, capacidade de
decisão, carisma e atributos pessoais (aparência,
idade, religião, saúde etc.) preenchem o espaço
deixado vago pela discussão política, sobretudo
em disputas pouco ideologizadas.
Há muitos riscos e problemas nesse modelo: a
sociedade fica à espera daquele que nos redimirá
dos problemas como se essa liderança existisse.
Má notícia para quem espera por isso: na vida
real, só há homens e mulheres, não heróis. Ou a
sociedade se organiza para discutir seus
problemas e apresentar soluções – e os partidos
políticos deveriam ser fóruns para isso – ou o
país continuará à espera de “salvadores” que
nunca chegarão. [...]. (LEAL, 2014).
O estilo político descrito no texto pode ser identificado, no Brasil,
na campanha eleitoral presidencial de
A) Getúlio Vargas e José Sarney.
B) Eurico Dutra e Luíz Inácio Lula da Silva.
C) Juscelino Kubitschek e Itamar Franco.
D) Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello.
E) João Goulart e Emílio Garrastazu Médici.

 

Gabarito: letra D

Minha dúvida é: o que faz identificar uma relação entre o texto com Jânio Quadros e Fernando Collor de Mello? Mais explícito, por que seria a alternativa D?

Foto de Janine C.
Janine perguntou há 3 anos

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Tenho experiência de 17 anos em docência. Sou professora de psicologia, filosofia, sociologia, história, neurociência e psicologia aplicada,