Tenho uma dúvida nesse exercício!!

História Vestibular

Durante as últimas décadas do século XVIII, a colônia portuguesa na América foi palco de movimentos como a Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração do Rio de Janeiro (1794) e a Conjuração Baiana (1798). A respeito desses movimentos pode-se afirmar que:

a. tinham cunho separatista e uma ideologia marcadamente nacionalista, visando à libertação da Colônia da Metrópole e à formação de um Império no Brasil através da união das várias regiões até então desunidas.

 

b. denunciavam a total adesão dos colonos às pressões da burguesia industrial britânica a favor da independência e da abolição do tráfico negreiro para se constituir, no Brasil, um mercado de consumo para os manufaturados.

 

c. demonstravam a intenção das classes proprietárias, adeptas das idéias liberais de seguirem o exemplo da Revolução Americana (1776) e proclamarem a independência, construindo uma sociedade democrática em que todos os homens seriam livres e iguais.

 

d. expressavam a crise do Antigo Sistema Colonial através da tomada de consciência, por parte de diferentes setores da sociedade colonial, de que a exploração exercida pela Metrópole era contrária aos seus interesses e responsável pelo empobrecimento da Colônia.

 

e. representavam uma forma de resistência dos colonos às tentativas de recolonização empreendidas, depois da Revolução do Porto, pelas Cortes de Lisboa, liberais em Portugal, que queriam reaver o monopólio do comércio com o Brasil.

Foto de Gabriel S.
Gabriel perguntou há 3 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Rafael M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Olá Gabriel, tudo bem aí?

Tenho acordo com o prof. Zaqueu de que é a alternativa d).

Vou explicar um pouco sobre o porquê de as outras alternativas não estarem certas.

Não pode ser a a) porque mesmo que as outras fossem monarquistas, a Inconfidência Mineira de 1789 reivindicava para si, ainda que de maneira um pouco vaga, a implantação de uma república aos moldes da república dos EUA. Além disso, não reivindicavam também uma emancipação de todo o território colonial - apenas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Não pode ser a b) também porque o liberalismo vem, em parte, defender o desenvolvimento industrial e a prosperidade individual burguesa, de tal maneira que, na verdade, a Inconfidência Mineira, por exemplo, reivindicava a livre produção de manufaturas.

A c) está errada porque não necessariamente as classes proprietárias eram representadas por esses movimentos, até porque a luta era travada, em parte, contra a elite latifundiária que estava se formando no Brasil, e que não seguiram de imediato as ideias do liberalismo - isso seria feito apenas no século XIX.

Por fim, a e) entra no erro de generalizar os agentes históricos... os "colonos" aqui podem envolver desde os latifundiários até os insurgentes das revoltas emancipacionistas, o que complica que cheguemos em uma resposta adequada.

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Ana S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos

Letra d) As outras alternativas expressam divergências no que se refere ao ideal republicano, que era uma das frentes de embate político na época.

Professores particulares de História

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos