Olá Mymyh.
O caráter educativo era essencialmente religioso e dogmático, com menor ênfase à educação intelectual e científica. Se restringia apenas em formar clérigos ou dar instrução religiosa para leigos (poucos) , a partir do desenvolvimento do comércio desponta a necessidade de se aprendera ler,a escrever e a calcular.
Também a escola, como nós conhecemos, é um produto da Idade Média. A sua estrutura ligada à presença de um professor que ensina a muitos alunos de diversas procedências e que deve responder pela sua atividade à Igreja ou a outro poder (seja ele local ou não); as suas práticas ligadas à lectio ( prática e método de oração, reflexão e contemplação) e aos autores, a discussão, ao exercício, ao comentário, à argüição etc.; as suas práxis disciplinares (prêmios e castigos) e avaliativas vêm daquela época e da organização dos estudos nas escolas monásticas e nas catedrais e, sobretudo nas universidades. Vêm de lá também alguns conteúdos culturais da escola moderna e até mesmo da contemporânea: o papel do latim; o ensino gramatical e retórico da língua; a imagem da filosofia, como lógica e metafísica.
Bons estudos