4 perguntas de literatura

Literatura

01) O poema abaixo é de José Paulo Paes

Bucólica

O camponês sem terra

Detém a charrua

E pensa em colheitas

Que nunca serão suas.

(Em: Um por todos – poesia reunida. São Paulo: Brasiliense, 1986.)

O texto apresenta:

a) uma oposição campo/cidade, de filiação árcade-romântica.

b) um contraste entre o arcadismo do título e o realismo social dos versos.

c) um bucolismo típico da tradição árcade, indicado pelo título.

d) uma representação tipicamente romântica do homem do campo.

e) uma total ruptura com a representação realista do homem do campo.

02) Sobre a produção do Arcadismo no Brasil, analise as afirmativas a seguir e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.

(     ) Tomás Antônio Gonzaga é considerado, ao lado de Cláudio Manuel da Costa, ícone da Literatura Árcade. Contudo, os dois iniciaram suas produções poéticas de modo diverso: o primeiro como poeta árcade e o segundo ainda dentro dos preceitos do Barroco.

(     ) Tomás Antônio Gonzaga tem a obra poética pertencente a duas fases: a primeira é árcade, e a segunda tem traços românticos. Além disso, foi poeta satírico em As Cartas Chilenas, e lírico, em Marília de Dirceu.

(     ) Como poeta árcade, o autor de As Cartas Chilenas utiliza o pseudônimo de Dirceu, que nutre amor pela musa Marília. Envolvido com o movimento dos inconfidentes, é degredado para a África, apenas regressando ao Brasil no final da vida.

(     ) O autor de Liras de Dirceu revela sentimentalismo e emotividade em seus poemas, apontando, assim, para o pré-romantismo, que antecede o Arcadismo.

(     ) Tendo Tomás Antônio Gonzaga sido preso como inconfidente, continuou a escrever poemas mais emotivos e pessimistas, passando a falar de si mesmo e lastimando sua condição de prisioneiro. A poesia que produz nesse período é a que mais contém características do Romantismo.

a) F - F - V - V - V

b) F - V - F - V - F

c) V - V - F - F - V

d) V - F - V - V - F

e) V - F - V - F - V

 

03) Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir.

 

[4]

Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,

que viva de guardar alheio gado,

de tosco trato, de expressões grosseiro,

dos frios gelos e dos sóis queimado.

Tenho próprio 1casal e nele 2assisto;

dá-me vinho, legume, fruta, azeite;

das brancas ovelhinhas tiro o leite,

e mais as finas lãs, de que me visto.

Graças, Marília bela,

graças à minha estrela!

(...)

[5]

Tu não verás, Marília, cem cativos

tirarem o cascalho e a rica terra,

ou dos cercos dos rios caudalosos,

ou da minada serra.

 

Não verás separar ao hábil negro

do pesado esmeril a grossa areia,

e já brilharem os granetes de oiro

no fundo da 3bateia.

(...)

Não verás enrolar negros pacotes

das secas folhas do cheiroso fumo;

nem espremer entre as dentadas rodas

da doce cana o sumo.

 

Verás em cima da espaçosa mesa

4altos volumes de enredados feitos;

ver-me-ás folhear os grandes livros,

e decidir os pleitos.

 

Enquanto revolver os meus consultos,

tu me farás gostosa companhia,

lendo os fastos da sábia, mestra História,

e os cantos da poesia.

Tomás A. Gonzaga, Marília de Dirceu.

Glossário:

1casal: pequena propriedade rural.

2assisto: resido, moro.

3bateia: utensílio empregado no garimpo; espécie de gamela.

4altos volumes: referência a processos judiciais, pois o poeta era magistrado.

O excerto contém versos que atestam, de modo enfático, que, no Brasil, o Arcadismo, também chamado de Neoclassicismo:

a) desenvolveu-se em meio rural, ao contrário do caráter citadino que tinha no velho mundo.

b) procurou situar na realidade local os temas e formas de sua matriz europeia.

c) tornou-se nacionalista, abandonando o internacionalismo que é inerente a sua filiação classicista.

d) repudiou, em nome do maravilhoso cristão, as referências à mitologia pagã, greco-latina.

e) imiscuiu-se na política, o que lhe prejudicou a integridade estética.

04)

  Acontecência

Acorda ligeira e vem olhar que lindo

sobre o morro sol se debruçar

leite novo espuma dessa madrugada

passarada vem te despertar

 

tantos pés descalços

posso ver meninos a correr na direção do dia

banho de açude alegre e lava o corpo

fruta fresca é pra te alimentar

 

acorda ligeira e vem ver que bonito

pelo pasto solta a vacaria

na barra da serra gavião campeiro

vem primeiro vento costurar

 

tantos pés descalços posso ver libertos

a correr na direção do dia

chuva desce pra regar a terra

engravidar sementes em frutas se tornar

NUCCI, Cláudio. Disponível em: < http://www.claudionucci.com.br/musica>. Acesso em: 07 set. 2014.

A letra da canção “Acontecência” aproxima-se do ideário estético do Arcadismo por:

a) adotar a convenção pastoral.

b) valorização espiritual.

c) valorizar o campo em detrimento da cidade.

d) propor uma vida equilibrada e sem excessos.

e) representar a natureza de modo bucólico.

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Patricia perguntou há 3 anos

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Professor Gerson S.
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Respondeu há 3 anos

1) Geralmente "bucólico" se refere a uma visão exaltada do campo, espectativa esta que é quebrada pelos versos. Logo, vemos um contraste entre o arcadismo do título e o realismo social dos versos.

2) A primeira e a segunda afirmações são verdadeiras porém a terceira é falsa pois Dirceu é um eu-lírico e não um pseudônimo além de ele não ter regressado mais ao Brasil depois do desterro.

3) No Brasil, o Arcadismo procurou situar na realidade local os temas e formas de sua matriz europeia, tendo em vista que continuou a ter caráter citadino (região do ciclo do ouro em Minas Gerais), não se vê um nacionalismo, nem repúdia às referências à mitologia pagã, como muito menos o envolvimento na política.

4) A canção "Acontecência" aproxima-se do ideário estético do Arcadismo por representar a natureza de modo bucólico, sendo um refúgio para a vida opressora nas cidades, sobretudo após a Revolução Industrial.

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