Foto de Odirlei B.
Odirlei há 11 anos
Enviada pelo
Site

Minha pergunta é sobre intertextualidade.

(ENEM 2009) TEXTO A Canção do exílio Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas tem mais flores, Nossos bosques tem mais vida, Nossa vida mais amores. [...] Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar - sozinho, a noite - Mais prazer eu encontro la; Minha terra tem palmeiras Onde canta o Sabiá. Não permita Deus que eu morra, Sem que eu volte para lá; Sem que desfrute os primores Que não encontro por cá; Sem qu'inda aviste as palmeiras Onde canta o Sabiá. DIAS, G. Poesia e prosa completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1998. TEXTO B Canto de regresso à Pátria Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos daqui Não cantam como os de lá Minha terra tem mais rosas E quase tem mais amores Minha terra tem mais ouro Minha terra tem mais terra Ouro terra amor e rosas Eu quero tudo de lá Não permita Deus que eu morra Sem que volte para lá Não permita Deus que eu morra Sem que volte pra São Paulo Sem que eu veja a rua 15 E o progresso de São Paulo ANDRADE, O. Cademos de poesia do aluno Oswald. São Paulo: Cfrculo do Livro. s/d. Os textos A e B, escritos em contextos históricos e culturais diversos, enfocam o mesmo motivo poético: a paisagem brasileira entrevista a distância. Analisando-os, conclui-se que: a) o ufanismo, atitude de quem se orgulha excessivamente do país em que nasceu, e o tom de que se revestem os dois textos. b) a exaltação da natureza é a principal característica do texto B, que valoriza a paisagem tropical realçada no texto A. c) o texto B aborda o tema da nação, como o texto A, mas sem perder a visão crítica da realidade brasileira. d) o texto B, em oposição ao texto A, revela distanciamento geográfico do poeta em relação à pátria. e) ambos os textos apresentam ironicamente a paisagem brasileira. O gabarito aponta a alternativa C como correta . Onde se encontra a visão crítica da realidade brasileira no texto B, da qual fala a alternativa C. Obrigado, pela ajuda.
Literatura Geral ENEM
3 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 10 meses

A alternativa C, que afirma que "o texto B aborda o tema da nação, como o texto A, mas sem perder a visão crítica da realidade brasileira", pode ser interpretada pela análise de certos elementos que revelam um sentimento ambivalente em relação à sua terra natal.

Enquanto o texto A, "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias, é mais voltado para a exaltação do ambiente natural brasileiro e expressa um forte sentimento de saudade, idealizando a terra natal sem necessariamente criticar a realidade que o contexto do exílio sugere, o texto B, "Canto de Regresso à Pátria" de Oswald de Andrade, traz uma nova perspectiva que, embora também sinta saudade e um desejo de retorno, apresenta uma crítica velada.

No texto B, algumas palavras e expressões sugerem uma visão crítica da realidade urbana e do progresso, como quando menciona "Ouro terra amor e rosas", quase como uma enumeração que reflete insatisfação ou uma busca por algo mais do que as aparências sugerem. Quando o eu lírico diz "Sem que eu veja a rua 15 / E o progresso de São Paulo", sugere um retorno não apenas à natureza, mas uma crítica ao "progresso" que pode ser interpretado como uma referência ao desenvolvimento capitalista e suas consequências.

Portanto, a visão crítica da realidade brasileira se manifesta na contrastante apreciação da natureza com o reconhecimento de que o progresso urbano e a modernização têm custos sociais e ambientais. Assim, o texto B não é meramente uma saudade da natureza, mas também traz questões acerca do que aquele "progresso" representa para a identidade e a experiência do eu lírico. Essa complexidade é que pode levar à interpretação de que o texto B reflete uma visão crítica em relação à realidade brasileira, conforme afirmado na alternativa C.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Luciana C.
Respondeu há 11 anos
Contatar Luciana
"Minha terra tem palmares" e não palmeiras, pois trata-se do Quilombo dos Palmares. "onde gorjeia o mar" pode referir-se aos colonizadores que chegaram pelo mar ... "E quase tem mais amores" também pode ser uma crítica... "Minha terra tem mais ouro" e "Minha terra tem mais terra" a riqueza da terra e a pobreza da população, a exploração...

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Alternativa C, O poema romantico de Goncalves Dias mostra uma visao ufanista do Brasil, enaltecendo-o por meio dos elementos naturais “Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o Sabia?”. O texto de Oswald de Andrade, escritor modernista, enaltece o pais, mas nao perde de vista a realidade. Faz denuncias, como “Minha terra tem palmares / Onde gorjeia o mar”, ou seja, apesar da valorizacao dos elementos naturais (mar, terra, ouro), o Brasil mantinha a escravidao, indicada pela referencia ao Quilombo dos Palmares. Em “Nao permita Deus que eu morra / Sem que volte pra Sao Paulo / Sem que eu veja a rua 15 / E o progresso de Sao Paulo”, o eu lirico do poema revela seu desejo de voltar nao para qualquer lugar do Brasil, mas para a rua 15 de novembro, centro financeiro do pais, no inicio do seculo XX, na cidade de Sao Paulo, quando foi escrito o poema.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa