Um grupo de pesquisa de mercado constatou que 25% dos 200 clientes recentemente entrevistados num grande shopping center da periferia residem a mais de 20 km do local. Suponha que foi tomada uma amostra aleatória.
a. Construa um intervalo de 95% de confiança para a porcentagem efetiva de clientes que moram a mais de 20 km do shopping center.
b. Qual o erro provável máximo associado a este intervalo de confiança?
c. O que significa neste caso o termo "amostra aleatória"?
d. Por que é importante obter uma amostra que seja aleatória?
Como várias pessoas estão com dúvida, vou ajudar nesse exercício de Estatística.
O item a pede para calcula a estimativa do intervalo de confiança para 95%.
A probabilidade (pa) é 25%. e o intervalo deve ser calculado da seguinte forma:
Intervalo inferior : pa - z. raiz ( pa * (1-pa) / n)
Superior : pa + z. raiz ( pa * (1-pa) / n)
como z = 1,95 para 95% de confiança, pa =25% e n = 200, os valores são 19% e 31%
b) erro máximo provável: e = z * sigma / raiz (n)
e = 1,96 *raiz ( pa * (1-pa) / n) = 0,06
c) a Amostra deve ser aleatória escolhendo os indivíduos de foram a tem a mesma probabilidade , pois caso fosse uma amostra tendenciosa, pode gerar inferências erradas quando expandimos o resultado.
d) Com a aleatoriedade é possível fazer inferências para a população total e não somente ficar restrito com a amostra.