Para resolver a questão da pintura das 5 regiões do Brasil com 7 cores distintas, permitindo repetir uma cor no máximo uma vez, precisamos considerar como isso pode ser feito.
Escolha das Cores: Primeiro, precisamos escolher as cores que serão utilizadas. Como podemos usar até 5 cores (já que temos 5 regiões), precisamos considerar as combinações possíveis de cores.
Usando a Combinatória: A combinação é a forma de escolher um subconjunto a partir de um conjunto sem se importar com a ordem. Assim, se quisermos escolher até 5 das 7 cores, podemos ter combinações de 1 a 5 cores.
Calculando as Combinações: As combinações podem ser calculadas usando a fórmula da combinação , onde é o total de cores e é o número de cores escolhidas:
Para 1 cor:
Para 5 cores:
Total de Combinações: Somamos todas as combinações:
Distribuição das Cores: Para cada combinação de cores escolhidas, podemos pintar as regiões, sendo que a ordem de pintura importa, já que cada região é distinta. Portanto, para cada conjunto de cores escolhidas, podemos permutá-los nas 5 regiões de formas.
Por exemplo:
- Se escolhemos 3 cores (A, B, C), podemos distribuir em 5 regiões, o que pode ser feito em com :
Para 5 cores:
Total de Disposições:
Somando tudo:
Parece que houve algum erro no raciocínio, pois a resposta que você mencionou (10.920) indica que agitamos mais combinações ou que a questão é interpretada com uma restrição diferente amigável. Vamos balancear e revisar.
Ao invés de combinações, usamos a repetição das cores estabelecendo quantas ordens diferentes resultariam da repetição numérico. A opção permitida é usar uma cor mais que uma vez até o total de 5 regiões e contar as opções.
Se todos os cálculos forem ajustados e revisados, a reinterpretação do total após combinações de cores e suas redistribuições permite o resultado desejado.
Talvez uma revisão da questão base possa indicar a necessidade de registros do total de ordens que atribuímos diretamente às regiões.
Se houver necessidade de mais ajustes ou outros detalhes, a consulta será bem vinda!
Bom, eu acho que o enunciado esta muito mal escrito, mas desse jeito da esse numero que voce disse.
Vou usar a notacao C_(a, b) para indicar a combinacao de a elementos b a b, ou seja a! / (b!(a-b)!)
Se voce nao repete nenhuma cor voce tem 7 x 6 x 5 x 4 x 3 = 2520 possibilidades.
Se vamos repetir uma cor so, nos temos 7 possibilidades de cor para escolher para ser a repetida, certo? Agora, nos temos que escolher 2 lugares dentre os 5 do mapa para pintar com elas, ou seja, C_(5,2). Para os outros 3 lugares temos as outras 6 possiveis. Juntando tudo temos que repetindo uma cor: 7 * C_(5,2) * 6 * 5 * 4 = 8400.
Somando esses 2 valores temos 2520 + 8400 = 10920.
Na minha opiniao fica faltando poder repetir duas cores. Para calcular isso a gente faz do mesmo jeito: Primeiro escolhemos 2 cores entre as 7: C_(7.2). Depois escolhemos 2 lugares para usar a primeira: C_(5,2). Dos 3 lugares que sobram nos escolhemos 2 para usar a segunda cor que repete: C_(3,2). Sobra um lugar e nos pintamos com uma das 5 cores que faltam. Multiplicando:
C_(7,2) * C_(5_2) * C_(3, 2) * 5 = 3150
Agora somando com o 10920: 3150 + 10920 = 14070.
Eu tambem fiz um programa de computador para contar todas as combinacoes possiveis, o que da 14070.
João deseja colorir o mapa da região norte do Brasil que e constituído de 7 estados como mostrar a figura para isso ele dispõe de 4 cores distintas sabendo que dois estados vizinhos não podem ser coloridos com a mesma cor de quantas maneiras diferentes ela pode pintar os 7 estados