1) Se A= {-1,0,1,2},B={x E Z|x2=1} e C={x|x é numero par entre 1 e 9}, determine:
a)A u B b)A u C
c) (A u B) n C d) A n B n C
2) Se A= {x ? Z| x é impar e 1x7} e B= { x ? Z | x2 -6X+ 5=0} determine:
a) A- B b) B-A
c) C b
a
3) Calcule o número de elementos do conjunto A u B, sabendo que A, B e A n B são conjuntos com 90,50 e30 elementos, respectivamente.
9) Sendo A = [2, 7] e B =[3, 8], determine:
10) Sendo A = [1, 3], B = R + e C = [2, 4], determine:
a) A u C b) A n C c) A – C d) B – A e) B – C f) C a g) C c
b b
11) Determine os valores de k de modo que as funções sejam crescentes:
a) f(x) = (k-3)x + ?2
b) y = -4 + (4k – 1)x
12) O gráfico de y = -2x + b corta o eixo x no ponto ( 3, 0 ) . Qual o valor de b ?
2
13) Para que a função do 1 grau dada por f(x) = (2 – 3k)x + 2 seja crescente, devemos ter:
a) K = 2 b) K < 2 c) K > 2 d) K < - 2 e) K > - 2
3 3 3 3 3
14) Calcule o zero de cada uma das funções reais a seguir:
a) f(x) 2x-5 b) f(x) = -3x + 6 c) f(x) = -4 +2x
3 d) f(x) = -x
15) Estude o sinal das funções reais:
a) f(x) = 2x -5 b) f(x) = 1 – x c) y = -x + 1 d) y = 3- 1 x
2 6
16) Resolva as inequações em R:
a) x(x – 3) ?0 b) (-x + 1)3x (-x- 1 ) > 0 c) x-3 ? 0 d) -3x – 2 ? 0
2 x 2x +3
17) Identifique as funções do 2 grau.
a) y = x2 – 3x +5 b) y = x-1 + 1 + 3 c) f(x) = x3 + 3x -5 d) f(x) = ?3 x2 - x
x2 5
18) Dada a função real f(x) = -x2 + 2x + 3;
a) Construa o gráfico cartesiano;
b) Localize no gráfico os zeros da função, o vértice e o eixo de simetria
19) Sendo f(x) = 2x2 – 3x + 1, calcule:
a)f(?2); b) x, sabendo que f(x) = 0
3
20) Para quais valores da p a função f(x) = (+4 + 8p)x2 + x – 7 é quadrática?
21) Determine m para que o gráfico da função quadrática f(x) = (2m – 5)x2 + 6x + 3 tenha concavidade voltada para cima.
22) Calcule m de modo que a função f(x) = 4x2 + 5x – m + 1 não possua raízes reais.
23) Determine p de modo que f(x) = px2 – (p – 1)x possua raízes reais e iguais.
26) Calcule o valor máximo ou mínimo de cada uma das funções em R:
a) f(x) = - 3x2 + x +2 b) f(x) = x2 – 2x +4 c) f(x) = x2 + 5x d) f(x) = 4 – x2
27) O vértice da parábola y = x2 – 4x + 1 está no ponto (2, b). Calcule b.
28) Considere a função f: R ? R, definida por f(x) = x2 -2x + 5. Pode-se afirmar corretamente que:
a) o vértice do gráfico de f é o ponto (1, 4).
b) f possui dois zeros reais distintos.
c) f atinge um máximo para x = 1.
d) o gráfico de f é tangente ao eixo das abscissas.
30) Resolva as inequações em R:
a) x2 – 5x + 6? 0 b) – 2x2 + x + 1 < 0 c) 4x2 – 4x + 1 > 0 d) (x2 – 1) (- x2 + 4x – 3)? 0
e) x2 – 2x + 1 0
x2 - 3x + 2
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