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a) Trabalhando no SI, podemos converter a unidade de velocidade para m/s: v(0)=30m/s
A posição inicial do carro vai depender do referencial adotado para o obstáculo. Digamos que o obstáculo esteja na coordenada x=0, então o carro estará em x(0)=-305m.
b) Pelos dados do problema, a aceleração (derivada da velocidade) é constante e, portanto: (dv/dt)=a=const => dv=adt e integrando dos dois lados de t=0 a t, obtemos: v(t) - v(0) = at -> v(t) = v(0) + at
c) A velocidade, por sua vez, é a derivada do movimento e, portanto (dx/dt) = v(t). Integrando novamente de 0 a t, obtemos: x(t) - x(0) = v(0)t + (a/2)t^2 => x(t) = x(0) +v(0)t + (a/2)t^2
d) Encontremos o valor de t para o qual v=0: 0 = v(0) +at -> 0=30-150t -> t=0,2s
e) Substituindo t=3 na fórmula obtida para x(t): x(0,2) = -305 +30(0,2) - (150/2)(0,2)^2 = -302.
f) Como x(0,2) <0, o veículo não colide com o obstáculo
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