1. Apresente, criticamente, a função de um educador diante dos conteúdos de ensino a serem ministrados em sua “disciplina”. Elabore, ainda, como se faz possível educar para além da sala de aula, com exemplos.
2. Reflita, criticamente, como se faz possível elaborar um plano de ensino, pensando um ano inteiro de planejamento, no qual se considere todos os componentes dessa ferramenta (conteúdos, metodologias, avaliações, objetivos, etc.) além da diversidade sociocultural dos estudantes em uma mesma turma.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
Oi Leandro,
1) No atual momento de aulas online e digitalização das atividades, um educador, é um misto de mediador do processo de aprendizagem; orientador de percursos formativos e curador de conteúdos. Para educar além da sala de aula, esse educador deve aproveitar materiais já existentes e indicá-los para os estudantes, criando uma ponte entre a aprendizegem escolar e o mundo real, de modo a garantir uma aprendizagem efetiva e concreta.
2) Para elaborar um Plano de Ensino que funcione para o ano inteiro é importante ter em mente que este material funciona como um roteiro orientador e deve ajudá-lo a manter a sequência e o foco no conteúdo da aula, mas não deve ser um manual rígido, porque ajustes podem e devem ser feitos, de acordo com o andamento das aulas e o perfil das turmas.
Procure partir de uma avaliação diagnóstica para saber o nível da turma e partir dessa base para:
= Apresentar detalhadamente o tema (da aula, do módulo, etc) porque isso pressupõe organização e permite uma abordagem estimulante, despertando o interesse;
= Os conteúdos devem constar no plano de curso, alinhados aos objetivos da disciplina (que devem ser claros, específicos, contínuos, realistas e viáveis); com exemplos e informações que aproximem ou integrem conceitos (abstratos) com a realidade (concreta) dos estudantes;
= O cronograma de uma programação extensa (anual) exige reavaliação, por isso, planeje as aulas para alcançar cada um dos objetivos propostos e estipule de modo realista um tempo para abordar os assuntos (começo – meio – fim);
= Intercale as abordagens, definindo momentos para falar, expor conteúdos, ouvir os estudantes, permitir leituras e estudos e, principalmente, mantenha o estudante atento e participante;
= A avaliação deve ser constante e processual, usando estratégias diferentes como: listas de exercícios, testes abertos ou fechados; participação em sala ou fórum para interações;
= Os imprevistos servem para avaliar o que deu certo ou errado e levar a correções de percurso.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
TEMOS QUE TER AULAS DIVERSIFICADAS SEMPRE TENTANDO MELHORAR AS ATIVIDADES LUDICAS DADAS
TEMOS QUE TER AULAS DIVERSIFICADAS SEMPRE TENTANDO MELHORAR AS ATIVIDADES LUDICAS DADAS
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.