Olá Lúcia.
Fiz um pequeno resumo do trabalho de Letícia da Luz Rodrigues, "O TEMPO/ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ÚLTIMO ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL" de 2015. O ideal é você o ler, achar outras referência e extrair tuas próprias conclusões. Veja: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/848/1/2015LeticiadaLuzRodrigues.pdf
Nele, a autora Roberta Acorsi em 2007 afirmou que “o tempo escolar educa, controla, determina aprendizagens. Marcado pelo relógio, o tempo da escola é único, medido e deve ser apre(e)ndido pelos sujeitos”.
Sobre a função do espaço, os autores Antonio Frago e Agustin Escolano em 2001 afirmaram que não é apenas remetida às estruturas materiais como a parede ou uma estrutura de concreto ou aço, mas sim a um lugar que se pode e deve ser explorado, através de diferentes maneiras. Sendo assim, Frago (1998) destaca sobre a funcionalidade do espaço: “o espaço não é neutro. Sempre educa”
O uso do tempo sempre foi uma preocupação presente no universo da
educação. Um tempo que controla, que delimita os movimentos, que define a hora
da criança comer, brincar, estudar, enfim, um tempo disciplinar contido dentro de um espaço que restringe, muitas vezes oprime, ou simplesmente não permite os movimentos que são tão imprescindíveis para um bom desenvolvimento da criança.
Bons estudos,
Prof. Marcos Fattibene