Vogais do alfabeto

Quantas vogais tem o alfabeto da língua portuguesa: 5 (a, e, i, o, u), 7 (a, e, i, o, u, y, w) ou 12? Obs: pesquisei um pouco sobre o assunto e encontrei muitas informações distintas a respeito; gostaria obter uma resposta mais confiável acerca disso, grata!

Iara T.
Iara
perguntou há 1 mês

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
3 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Miguel A.
Respondeu há 1 mês

Iara, 


Excelente pergunta. Temos 7 + 5 = 12 + 2 (Y e W, dependendo da pronúncia da palavra estrangeira).


Temos em português sete vogais orais, representadas por cinco letras, a saber: a, e, é, i, o, ó, u. E cinco nasais: "/ã/ (maçãampola, antes); /?/ (sempre, pente); / ? / (fim, cinto); /õ/ (compra, ponto); /?/ (um, fundo)." Ou seja, 12 vogais em português. (http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica005.html)


Leia no site a seguir por que o "Y" não é uma vogal: "na nossa língua, o “y” cumpre, na maioria das vezes, o papel de semivogal, ou seja, o de uma vogal que funciona como uma consoante, abrindo ou fechando uma sílaba. Como a semivogal é uma espécie de consoante, ela ficou classificada como uma consoante." (https://super.abril.com.br/blog/oraculo/por-que-a-letra-y-nao-e-considerada-uma-vogal/)


Já no seguinte site, da ABL, explica-se que "Y" e "W" podem ser vogais, conforme a palavra estrangeira pronunciada em PB: 


"Y, valendo/i/, integrará o grupo das vogais; o W, nas palavras de origem inglesa, soará como/u/e integrará o grupo das vogais (William, show); nas palavras de origem alemã, soará /v/ e integrará o grupo das consoantes (Walter,Wagner).Com menos frequência o grafema Y, além de representar o fonema /i/, pode fazê-lo mediante o grafema J, de, por exemplo, ‘jogo’, quando, nos nomes estrangeiros, estiver seguido de A, como o nome próprio indígena ‘Yaci’, ‘Iaci’, ‘Jaci’, e no nome inglês  ‘jarda’, da abreviatura yd (yard). Também o W alemão pode estar representado na escrita por gu: Walter/Válter/ Gualter;Guilherme, guerra." (http://academia.org.br/artigos/novas-letras-k-w-e-y)


Já sobre o "e" em posição tônica, o xevá (schwa), leia este artigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Xev%C3%A1.


Para se aprofundar em Fonética e Fonologia do PB, acesse: http://petletras.paginas.ufsc.br/files/2016/10/Livro-Texto_Fonetica_Fonologia_PB_UFSC.pdf.


Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Davi F.
Respondeu há 1 mês

O que define uma vogal é o som. Então Y pode ser considerado vogal, afinal, o conceito de consoante é: "fonema pronunciado com a interrupção do ar feita por dentes". Não ocorre essa interrupção do ar ao pronunciar o Y, portanto é uma vogal. W pode ser considerado vogal em alguns casos, como por exemplo, em Windsurf. Mas no nome Wagner, não é uma vogal, pois toma as características de uma consoante, interrompendo o ar com os dentes. Então provavelmente a resposta mais adequada é a que diz que são 7 vogais, embora o W não seja sempre uma vogal.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Lygia C.
Respondeu há 2 semanas
Olá Iara, tudo bem?
Na língua portuguesa, apenas as letras A,E,I,O,U são consideradas vogais. O Y e o W, apesar de, em alguns casos, terem som de I e U, são considerados consoantes.

Espero ter ajudado.
Se tiver mais alguma dúvida, pode me chamar no meu perfil.

Profª Lygia Cristhina

Professores particulares de Português para estrangeiros

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Florianópolis / SC
Graduação: Licenciatura em Letras - Português/Francês (UFSC)
Português para Estrangeiros Profissional Leitura de Português para Estrangeiros Ensino da Língua Portuguesa para Estrangeiros Aprenda a falar e se comunicar em Português para Estrangeiros Essays in Portuguese for Foreigners Portuguese as a Second Language Cultura Brasileira para Estrangeiros
Professor de redação, português, inglês, francês e PLE com mais de 20 anos de experiência. Abordagem comunicativa. Aulas personalizadas. "Educare".
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 100 / aula
Conversar Whatsapp do professor Miguel A. Whatsapp do professor Miguel A. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 15 min
1 avaliação
Salvador / BA
Graduação: Tradutora - Fremdsprachenkorrespondetin (Ei Heidelberg)
Fluency in Portuguese for Foreigners Accent in Portuguese for Foreigners Portuguese for Foreigners Native Teacher Portuguese for Foreigners for English People Portuguese with Native Speaker Fluência de Português para Estrangeiros Sotaque em Português para Estrangeiros
As aulas serão dirigidas para conversação, método prático com módulo simples de aprendizagem. - Aulas para todas as idades. - Aulas em horariós flexíveis. - Aulas conforme as necessidades do aluno. - Inglês fluente e Alemão NATIVO. - Tambem ofereço aulas via SKYPE Tradutora qualificada em ale ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Ana C. Whatsapp do professor Ana C. WhatsApp
Responde em 11 h e 39 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa