Desemprego

Português

Como lidar com o desemprego no Brasil?

Foto de Pedro B.
Pedro perguntou há 3 anos
1 resposta
Professora Rafaela B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Rafaela

Pedro, minha opinião pessoal é de que existem diversas formas de lidar com o desemprego, tanto no Brasil quanto no mundo.

Vou tentar te levar pelo meu raciocínio:

No Brasil vemos uma situação marcada pelos últimos governos que impactaram muito a economia, que vem desde a ditadura, perpassa o período Collor, Lula, Dilma até chegar nos dias atuais com Bolsonaro.

O desemprego sempre foi uma questão de preocupação dos brasileiros, estudada pelo IBGE, que nos mostra gráficos muito interessantes que podemos usar para pensar numa forma de responder essa pergunta. Vou deixar aqui um link da wikipedia com graficos do IBGE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_desemprego_no_Brasil

podemos ver pelos gráficos que o desemprego estava diminuindo de 2002 até 2012 e depois passou a aumentar de 2012 até 2017. Mesmo assim a taxa atual de desemprego no brasil (2021) é de 14.1%, muito inferior a de países europeus bem estabelecidos como a França, por exemplo, que tem uma taxa de 20%.

Agora que temos a situação do desemprego situada, podemos começar a raciocinar sobre como lidar com ela. O que fez o desemprego aumentar? Uma das possíveis causas foi a má gestão dos governantes e a pandemia. O que faz o desemprego diminuir? Essa é a pergunta que vale um milhão de dólares. Se fosse fácil, desemprego não existiria.

Eu acredito que diversos fatores levam a diminuição do desemprego, como, por exemplo, a facilitação do emprego informal (uber, entregador de comida, a pessoa consegue uma ocupação de forma informal mas ainda assim continua numa situação de vulnerabilidade, pois caso sofra um acidente não é segurada pelas empresas). Outro fator: o incentivo a pequenas empresas. Quanto mais fácil for para um pequeno empresário (da região) se estabelecer, mais fácil vai ser para o seu negócio dar certo e para que ele possa fornecer mais empregos e expandir sua empresa, gerando mais empregos ainda. O governo poderia, ao invés de sobrecarregar a pequena empresa com tarifas exorbitantes, cobrar muito menos impostos sobre o pequeno empresário e mais impostos sobre os grandes empresários que já tem seu capital estabelecido. Outro fator: o incentivo a grandes empresas. Quando uma grande empresa (as vezes internacional) entra no Brasil e se estabelece, ela gera uma penca de empregos para toda a população que agora tem o que fazer. Vale a pena incentivar que as empresas venham para o Brasil e gerem empregos aqui. Outro fator: a educação. Se a população brasileira tiver uma educação de qualidade, não vai depender de empresas que venham de fora gerar empregos aqui. O próprio brasileiro, com suas ideias mirabolantes, vai ser o detentor da empresa que vai se expandir e levar empregos até às pessoas de outros países. Dentre muitos outros fatores que não vou citar aqui para o texto não virar um livro. Abs.

Essa dúvida foi respondida
Crie sua conta grátis e receba os benefícios
Veja respostas de dúvidas enviadas por outros alunos
Envie suas dúvidas e a Minerva IA responde na hora
Ver resposta

Envie uma dúvida e receba resposta imediata

Respostas da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Envie suas dúvidas por WhatsApp

Tire dúvidas com a Minerva IA diretamente pelo WhatsApp

Simples e prático
Respostas instantâneas
Pergunte usando foto, áudio ou texto
Envie suas dúvidas pelo App
Tenha sua atividade, tarefa, lista de exercícios, ou projeto resolvida por um professor especialista
Você define o prazo
Interação com o professor por chat
Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar tarefa