Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil

Português Educação Infantil
O documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) define três conjuntos de princípios (éticos, políticos e estéticos) que devem nortear as propostas pedagógicas das creches e pré-escolas. Agora, leia atentamente as ações abaixo, indique os princípios envolvidos (pode ter mais de um princípio na ação) em cada uma delas e justifique sua resposta. 1) Quando possibilitamos que os bebês e as crianças participem de momentos de rodas de observação e de conversa sobre desenhos e as diversas criações de seus colegas, qual(is) princípio(s) está(ão) envolvido(s)? Justifique a resposta. 2) Quando possibilitamos que os bebês e as crianças pequenas brinquem sem que haja a distinção entre brinquedos/brincadeiras de meninos e meninas, qual(is) princípio(s) está(ão) envolvido(s)? Justifique a resposta.
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Alexandre perguntou há 5 anos

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Professora Beatrice V.
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Respondeu há 5 anos


Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da
solidariedade e do respeito ao bem comum,
ao meio ambiente e às diferentes culturas,
identidades e singularidades.

Políticos: dos direitos de cidadania, do
exercício da criticidade e do respeito à ordem
democrática.
Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da
ludicidade e da liberdade de expressão nas
diferentes manifestações artísticas e culturais. DCNEI (2010)

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Professora Caroline F.
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Respondeu há 5 anos
1) Estamos trabalhando os princípios Ético e estético. Porque às crianças estão aprendendo a socializar, a ter autonomia, responsabilidade, respeito entre outros aspectos. 2) Neste caso estamos trabalhando princípio político e estético (liberdade de expressão). Caso necessite de mais alguma ajuda, entre em contato comigo. A primeira aula é gratuita.

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Graduação: Letras português (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ))
Professora de português e redação com 15 anos de experiência na área de concursos e reforço escolar. Especialista em neurociência do aprendizado.