Emprego de crase

Olá. Nas orações seguintes: "Presa à uma árvore enorme, uma cadeira pendia" e: "Maria dançava verificando à porta", o uso das crases está correto?
Agradeço desde já.

João V.
João
perguntou há 2 semanas

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
3 respostas
2
votos
2 usuários votaram nessa resposta como útil.
Professora Elisa A.
Respondeu há 1 semana
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
João, em nenhuma das duas situações há crase:
1. presa a uma árvore- veja que a frase tem o artigo "uma". Sendo a crase a contração da preposição "a" com o artigo "a", e havendo na frase um artigo - "uma" - , não há necessidade de outro artigo, portanto este "a" é somente uma preposição, não é uma contração. Sem o artigo ,haveria crase - "presa à árvore" - porque o substantivo "preso" rege a preposição "a". Preso a algo.
2. verificando a porta - "a porta" é complemento do verbo verificar. Verificando o quê? A porta. Verificar é verbo transitivo direto, liga-se ao complemento sem proposição - verificar algo, não verificar a algo. Este "a" antes de porta é, portanto, artigo, não é contração da preposição "a' com o artigo "a". Como seria se em vez de porta fosse portão ou qualquer outra palavra no masculino: verificando o portão ou verificando ao portão? Verificando o extrato ou verificando ao extrato? Verificando o portão ou o extrato, claro! Por quê? Porque o verbo verificar não pede a preposição "a", isto é, liga-se diretamente ao complemento (objeto direto) sem a mediação de uma preposição.

Espero ter sido clara.

Um abraço,

Elisa
elisa@portuguesemforma.com
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Wylma R.
Respondeu há 1 semana
Olá, João. Tudo bem? Na primeira oração, o uso da crase está incorreto, porque a norma culta não admite crase antes de artigo indefinido (seja ele feminino ou masculino). A segunda oração, se tiver o sentido de locução adverbial de lugar, o acento grave é regra e está escrito corretamente.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Vitor D.
Respondeu há 6 dias
João, bom dia!
O emprego da crase nos dois casos está inadequado. A fusão ocorre A (preposição) + A (artigo) e não A + UMA, logo no primeiro caso temos apenas preposição. No segundo caso, o verbo VERIFICAR é transitivo direto, logo o seu complemento A PORTA não vem precedido de preposição.
Aquele abraço!

Professores particulares de Português

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
São Paulo / SP
Graduação: Fonoaudiologia (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)
Português no ENEM Gramática Português - Profissional Português - Redação concurso Português - Leitura e compreensão Português - Produção de textos profissionais e corporativos. Português para Concursos
Ensino português para estrangeiros e brasileiros há 20 anos. Venha aprender comigo. Minhas aulas são alegres e ativas, e meu método, eficaz.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 90 / aula
Conversar Whatsapp do professor Elisa A. Whatsapp do professor Elisa A. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 59 min
Rio de Janeiro / RJ
Curso Livre: Curso de Italiano (Costa Cruzeiros)
Português - Aulas Particulares Reforço Escolar em Português Exercícios de Português Português no Ensino Fundamental Português - Ensino Médio
Autor dos blogs english belief: englishbelief.blogspot.com e Leitura inteligente: booklivrolivre.blogspot.com Lecionei por dois anos as disciplinas de: História, Filosofia e Geografia; Vivi 2 anos na Europa onde solidifiquei meus conhecimentos na língua Inglesa; aprendi o Espanhol e o Italiano. Trab ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 70 / aula
Conversar Whatsapp do professor Marco P. Whatsapp do professor Marco P. WhatsApp
Responde em 4 dias e 13 h

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa