Leitura e compreensão de texto

Português Ensino Médio 2º Ano 3º Ano

TEXTO – O ATO DE ESTUDAR
Tinha chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nela. Às vezes, mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e Antônio estavam transportando numa caminhoneta cestos cheios de cacau para o sitio onde deveriam secar. Em certa altura, perceberam que a caminhoneta não atravessaria o atoleiro que tinha pela frente. Passaram. Desceram da caminhoneta. Olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram os dois metros de lama, defendidos por suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da caminhoneta passassem sem atolar. Pedro e Antônio estudaram. Procuraram resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa. Não se estuda apenas na escola.
Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam.
Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.
Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e no lugar do nosso trabalho, como no caso de Pedro e Antônio, que acabamos de ver. Não importa que o estudo seja feito noutro local e noutro momento, como o estudo que fazemos no Círculo de Cultura. Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos. Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da leitura quando encontramos a primeira dificuldade. Que seria da produção de cacau naquela roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa do lamaçal?
Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal. Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem. Estudar é um dever revolucionário! 

01 – Identifique a finalidade do texto lido:

R:

02 – Registra-se uma opinião na passagem:
 
a) “Tinha chovido muito toda noite.”
b) “Era difícil andar.”
c) “Procuraram resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa.”
d) “Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.”
 
3- Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal.” Nesse segmento, os verbos sublinhados expressam
 
a) uma ordem
b) um desejo
c) uma orientação
d) uma advertência
 
04 – “Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno. ” Por que o verbo “havia” foi empregado no singular nesse trecho? 
R:
Foto de Junior O.
Junior perguntou há 3 anos

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
3
votos
3 usuários votaram nessa resposta como útil.
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Melhor resposta
Essa foi a melhor resposta, escolhida pelo autor da dúvida

Junior,

1. Expor ideias sobre o tema 

2. D

3. A - insiste / trabalha

4. "Haver", com sentido de "existir", é impessoal e fica na 3a. pessoa do singular.

Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro. 

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Português

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 150 / h
Miguel R.
Florianópolis / SC
Miguel R.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Revisão de textos Redações Português para Concursos
Graduação: Licenciatura em Letras - Português/Francês (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC))
Professor de redação, português, inglês, francês e ple com 30 anos de experiência. Abordagem comunicativa. Aulas personalizadas. "tutore".
R$ 85 / h
Gustavo M.
Itanhaém / SP
Gustavo M.
5,0 (17 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 67 horas de aula
Tarefas resolvidas 7 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Português para Adolescentes Conjugação Revisão de textos
Graduação: licenciatura em letras - Inglês/Português (Universidade Santa Rita)
Um professor de português e inglês com 20 anos de experiência, especializado em adultos e adolescentes com dificuldade.
R$ 60 / h
Mariana A.
Rio de Janeiro / RJ
Mariana A.
4,9 (18 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 380 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Português - Concursos militares Reforço Escolar em Português Português - Profissional
Graduação: Letras português (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ))
Professora de português e redação com 15 anos de experiência na área de concursos e reforço escolar. Especialista em neurociência do aprendizado.